Presidente do Senado recebe o vice-presidente da Assembleia do Vietnã

Da Redação | 24/04/2019, 17h48

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, recebeu, nesta quarta-feira (24), uma delegação formada por membros da assembleia da República Socialista do Vietnã, liderada pelo vice-presidente, Uông Chu Lu’u. É a primeira vez que um grupo de parlamentares vietnamitas visita a Casa.

— A relação bilateral de cooperação dos nossos parlamentos é fundamental para o desenvolvimento das nossas regiões e países. Que através deste encontro possamos avançar nas relações de parceria e amizade com o parlamento do Vietnã — afirmou o presidente do Senado.

Durante o encontro, o vice-presidente da assembleia apresentou a situação econômica do Vietnã. Segundo ele, a relação comercial com o Brasil é impulsionada, principalmente, pela exportação de produtos eletrônicos. O país do sudeste asiático é considerado um dos maiores polos mundiais da indústria de tecnologia. Os grãos brasileiros estão entre os produtos que vietnamitas compram do Brasil.

— Esperamos a evolução do nosso relacionamento bilateral e temos aprofundado cada vez mais os nossos laços de amizade e cooperação, apesar da nossa distância geográfica — ressaltou Uông Chu Lu’u, representante do parlamento daquele país, que é unicameral e tem 500 membros.

O grupo é a terceira comitiva internacional que Davi recebeu neste ano. Representantes dos parlamentos da França e de Israel também cumpriram agenda no Congresso Nacional.

O líder do governo no Senado, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), o presidente da comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Nelsinho Traad (PSDB-MS), e o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), senador Omar Aziz (PSD-AM) participaram da audiência.

Além de Lu’u, a delegação é composta pelo embaixador do Vietnã, Do Ba Khoa; do presidente da comissão de Defesa Nacional e Segurança da Assembleia Nacional, Võ Trong Viêt; do presidente do colégio parlamentar provincial de Hung Yen e membro do Grupo Parlamentar de Amizade Vietnã-Brasil, Do Tien Sy; e do vice-presidente da comissão das Relações Exteriores, Nguyen Manh Tien.

Da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)