Izalci Lucas aponta desafios ao registrar aniversário de Brasília

Da Rádio Senado | 22/04/2019, 17h14

Em pronunciamento nesta segunda-feira (22), para lembrar os 59 anos de Brasília, comemorado no dia anterior, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) enumerou os desafios que ainda precisam ser superados na capital federal.

Após exaltar a importância da construção de Brasília, uma cidade planejada, para o desenvolvimento econômico e social do país, o senador apontou os problemas que os brasilienses enfrentam. Ele apontou como problemas enfrentados pelo brasiliense a falta de estrutura e a ausência de um plano de preservação que auxilie no enfrentamento de grandes tempestades, ao mencionar os transtornos causados no domingo após intensa chuva na capital federal.

O senador também ressaltou o alto índice de desemprego, que atinge mais de 400 mil trabalhadores. Izalci Lucas afirmou que o avanço tecnológico reduz as chances de emprego em várias profissões e que é preciso incentivar o empreendedorismo, dar condições aos jovens de tocar o seu próprio negócio.

— Então, a gente precisa dar para os jovens mais educação de qualidade, oferecer a todos eles educação integral. Nós temos aí um déficit muito grande com a educação: 90% dos nossos jovens estavam saindo do nível médio sem conhecer português, sem conhecer matemática — afirmou.

Ele registrou ainda a realização de sessão solene, que aconteceu hoje no Plenário do Senado, para lembrar a data, e que contou com com a presença de Anna Christina Kubitschek, neta do fundador da cidade, Jucelino Kubitschek (1902-1976), além da participação de vários pioneiros de Brasília, autoridades e lideranças comunitárias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)