Senadores querem debater degradação ambiental em Bonito em três comissões

Da Redação | 12/04/2019, 17h57

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) promove reunião na quarta-feira (17), às 11h, com apenas um requerimento na pauta de votações. De autoria dos senadores Nelsinho Trad (PSD-MS) e Soraya Thronicke (PLS-MS), o requerimento pede que a CRA realize audiência pública em conjunto com as comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e de Meio Ambiente (CMA) para buscar soluções para o impacto ambiental causado por plantações, construções irregulares e estradas em áreas de preservação ambiental no município de Bonito, no estado do Mato Grosso do Sul.

Trad abordou os problemas enfrentados em Bonito em Plenário depois que o fato se tornou público em reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, exibido no domingo (7), que denunciou que as águas cristalinas dos rios Prata e Formoso têm ficado cada vez mais turvas com as chuvas, o que pode afetar o turismo, uma grande atividade econômica da região.

Os autores sugerem que sejam convidados para a audiência pública representantes dos ministérios da Agricultura, do Meio Ambiente e do Turismo, além de representantes da Secretaria de Meio Ambiente do estado, da prefeitura e da Câmara Municipal de Bonito e de agências de turismo da região. Também será convidado representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul).

A reunião ocorrerá na sala 7 da Ala Alexandre Costa do Anexo 2 do Senado Federal. A presidente da CRA é a senadora Soraya Thronicke e o vice-presidente é o senador Luis Carlos Heinze (PP-RS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)