Kajuru: leilão de ferrovia trará crescimento econômico e desafios demográficos

Da Redação | 12/04/2019, 12h25

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) falou nesta sexta-feira (12), em Plenário, sobre o leilão vencido pela empresa Rumo, de trecho 1.537 mil quilômetros da Ferrovia Norte-Sul, entre Porto Nacional (To) e Estrela d’Oeste (SP). O lance foi de R$ 2,7 bilhões, com um ágio de 100,92%. Para Jorge Kajuru, o trecho causará impacto socioeconômico nas Regiões Norte e Centro-Oeste.

— Certamente haverá grande movimentação de pessoas em direção às cidades beneficiadas pelo traçado da ferrovia, atraídas pelas ofertas de emprego que serão criadas ao longo dessa verdadeira espinha dorsal do desenvolvimento econômico e social que será a Ferrovia Norte-Sul. O fluxo migratório exigirá melhores condições de moradia, de transporte, de educação e de saúde para esses contingentes de pessoas que estão vindo para as cidades estrategicamente localizadas— destacou o parlamentar.

Kajuru explicou que o traçado da ferrovia, que corta bairros residenciais nas cidades de Anápolis (GO) e Aguiarnópolis (TO), configura uma situação urbana até então desconhecida pela administração municipal. O senador ressaltou que, para enfrentar os novos desafios é preciso mais recursos para os municípios beneficiados pelo traçado da ferrovia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)