CRE analisa criação de subcomissão para acompanhar situação da Venezuela

Da Redação | 12/03/2019, 16h08

A criação de uma subcomissão para acompanhar a situação na Venezuela está na pauta da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A intenção de criar o colegiado havia sido anunciada pelo presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), em fevereiro, após a visita de Juan Guaidó, presidente encarregado do país vizinho, ao Congresso brasileiro. A reunião da CRE está marcada para quinta-feira (14), às 10h.

O requerimento para a criação da subcomissão temporária foi apresentado pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC). De acordo com o pedido, o colegiado terá cinco membros titulares e cinco suplentes e deverá atuar no período de 365 dias.

A intenção, conforme havia informado o presidente da CRE, é fazer uma reunião com lideranças parlamentares de vários países no Panamá para pensar em uma solução para o impasse da Venezuela. O país da América Central, considerado neutro, é sede do Parlamento Latino-Americano e Caribenho (Parlatino).

Na mesma reunião, a CRE deve examinar requerimento da senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) para realização de audiência pública para esclarecer empréstimos feitos pelo Brasil à Venezuela entre 2003 e 2016, seja diretamente pela União ou por meio de entidades como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Requerimento com teor semelhante já foi aprovado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

Sabatina

Antes da apreciação dos requerimentos, a comissão vai sabatinar o diplomata Olyntho Vieira, indicado para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Paquistão, Afeganistão e Tajiquistão.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)