Plínio Valério pede que vacinação contra a gripe seja antecipada em Manaus

Da Redação | 25/02/2019, 17h43

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) usou a tribuna do Plenário, nesta segunda-feira (25), para pedir ao Ministério da Saúde que antecipe a campanha nacional contra a gripe, que ocorreria em abril, na cidade de Manaus/AM. Segundo o parlamentar, nos primeiros meses do ano aumenta o número de ocorrências de infecções respiratórias causadas pelo vírus Influenza A, conhecido como H1N1, na região.  Em 2019, até este domingo (24), relatou o senador, 149 casos foram diagnosticados e quatro mortes confirmadas na capital amazonense.

— As vítimas são duas crianças menores de cinco anos e dois adultos jovens entre 21 a 35 anos, sendo três mortes ocasionadas pelo vírus H1N1 e o outra pelo Sincicial Respiratório. Há casos de óbitos ainda em investigação. A situação é grave, muito grave. Em 2018, Manaus registrou 162 síndromes gripais e dois óbitos por Influenza. A situação, portanto, indica um agravamento — afirmou.

O parlamentar explicou que a Prefeitura de Manuas conseguiu do governo estadual 10 mil doses do medicamento Tamiflu, utilizado no tratamento das síndromes gripais, a serem distribuídas em 23 unidades básicas de saúde, incluindo o atendimento às áreas rurais e fluviais.

A quantidade, no entanto, segundo o senador, não é suficiente. Por isso, Plínio pede que o governo federal disponibilize vacinas para, ao menos, o grupo de risco, que são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas, presos e os funcionários do sistema prisional

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)