Telmário cobra solução para sistema elétrico de Roraima

Da Redação | 20/02/2019, 15h53

O senador Telmário Mota (Pros-RR) pediu nesta quarta-feira (20) atenção do governo federal para que o sistema de fornecimento de energia elétrica em Roraima seja conectado ao Sistema Interligado Nacional.

O parlamentar relatou que o acesso a eletricidade nos municípios do estado é escasso, de má qualidade e com valor elevado em razão do isolamento em relação ao sistema que cobre o restante do país. Roraima é o único estado que não está integrado ao sistema nacional de abastecimento. A solução definitiva para o problema, de acordo com ele, passaria pela Interligação Tucuruí-Macapá-Manaus, mais conhecida como Linhão de Tucuruí, para levar o fornecimento de energia de Manaus a Boa Vista.

— Há anos buscamos a saída do estado da escuridão e da sombra do atraso. Nossa energia, atualmente, é proveniente de um acordo precário com a Venezuela, pelo qual recebemos, aproximadamente, 130 megawatts e completamos com outros 70 megawatts oriundos de termoelétricas, mais caras e mais poluentes. A solução mais plausível para solucionar esse problema em Roraima seria a passagem do Linhão de Tucuruí. Seria a solução mais adequada e definitiva — disse.

Enquanto a solução definitiva não é efetivada, Telmário sugeriu que o governo invista em ações alternativas. Ele citou o caso da Austrália que colocou em execução em apenas cem dias um sistema ambicioso de fornecimento de energia por meio da maior bateria de íon-lítio do mundo que é alimentada por uma usina eólica e, assim, gera eletricidade para mais de 30 mil domicílios. O senador informou que levará essa sugestão ao governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)