Comissão de Ciência e Tecnologia elege Selma Arruda como vice

Da Redação | 20/02/2019, 12h13

A senadora Selma Arruda (PSL-MT) foi eleita, na manhã desta quarta-feira (20), vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) por unanimidade. A senadora recém-eleita atuará na comissão no biênio 2019-2020.

Selma Arruda destacou alguns dos temas que considera mais relevantes e a importância da comissão e da tecnologia para o desenvolvimento do país, que, de acordo com ela, tem que “crescer a jato”, acompanhando o resto do mundo.

— Temos aqui temas de grande relevância para a agenda nacional a serem tratados, como a situação econômica hoje, da área da ciência e tecnologia. Temos que saber se temos pernas para alcançar esse desenvolvimento que esperamos. Precisamos ver isso também diante da grande crise que enfrentam as nossas universidades. Temos hoje uma carência muito grande, não apenas financeira, mas uma carência de conteúdo nas universidades, para que a gente consiga alcançar esse desenvolvimento em termos de ciência e tecnologia.

A senadora citou também a precariedade brasileira na telefonia e na internet e a importância de temas como inteligência artificial e o uso da tecnologia para combater a criminalidade.

Durante a reunião, o presidente da CCT, Vanderlan Cardoso (PP-GO), ressaltou que buscará conhecimentos nas áreas de tecnologia e telecomunicação em países como Espanha, Portugal e China. Além disso, deixou claro que uma das prioridades da comissão será discutir propostas que possam gerar emprego e renda e elevar o Brasil ao patamar de países de primeiro mundo.

Requerimentos

Os senadores aprovaram requerimento do senador Angelo Coronel (PSD-BA) para convidar o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Marcos Pontes, a comparecer à comissão para falar sobre as diretrizes da pasta em 2019.

Também foi aprovado pedido da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) para realização de audiência conjunta com as Comissões de Assuntos Sociais (CAS), de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) com o objetivo de instruir o PLC 142/2018, que institui a Política de Inovação Educação Conectada.

Fernando Alves com supervisão de Sheyla Assunção

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)