Veneziano quer debate amplo e sem precipitação de propostas do governo

Da Redação | 19/02/2019, 18h28

O senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) informou ao Plenário que apresentou requerimento nas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE) convidando representantes do governo para discutir as propostas que devem ser enviadas ao Congresso Nacional, entre elas as reformas trabalhista e da Previdência e o pacote anticrime.

Na opinião do senador, não se deve desconhecer as boas intenções, mas é importante que os senadores se debrucem sobre essas propostas com cuidado antes de aprová-las.

— Estou apenas colocando a necessidade de fazermos esse debate, de não nos precipitarmos. Nesses últimos quatro meses, desde a finalização do segundo turno, nós temos visto e constatado um governo, que se instalou em janeiro, e um "quase governo", que conhecido era a partir do dia 28 [de outubro], de idas e vindas, de opiniões desencontradas, de improvisações, na verdade.

Veneziano criticou a facilitação do acesso ao porte de armas, feita por decreto presidencial no início de janeiro, e citou dois casos que mobilizaram a opinião pública: a morte de um taxista em João Pessoa, ao ser abordado por um cidadão armado, sem discussão prévia, e a morte de um rapaz em um supermercado de São Paulo ao ser contido por um segurança.

O parlamentar defende que sejam levantados dados que ajudem a a mudar a realidade enfrentada pelo país. E criticou o endurecimento de penas de encarceramento, como vem sendo sugerido pelo Executivo e no Legislativo.

— Existem exemplos que mostram que você pode fazer muito mais do que simplesmente ampliar, majorar penas, como se as soluções para que nós diminuamos esses índices de criminalidade estivessem aí — acrescentou.

Veneziano também fez críticas ao presidente Jair Bolsonaro, por não ter, segundo lembrou o parlamentar, defendido a proposta de Reforma da Previdência durante a campanha eleitoral.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)