Biblioteca do Senado sediará lançamentos de livros entre outros eventos em 2019

Da Redação | 17/01/2019, 11h59 - ATUALIZADO EM 18/01/2019, 12h21

A Biblioteca do Senado Federal já tem diversos eventos literários agendados para 2019. Em fevereiro, está previsto o lançamento do livro Memórias do Senado – um passeio pelas estantes da Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, produzido por uma equipe da Biblioteca ao longo dos últimos quatro anos. Também será aberta uma exposição sobre a obra, na semana do início dos trabalhos legislativos.

Também em fevereiro, deverá ser lançado o Volume I da coleção Escritoras do Brasil, cujo objetivo é divulgar o trabalho de escritoras brasileiras já em domínio público. Entre as participantes está a jornalista e escritora Josefina Alves de Azevedo, cujas publicações datam do século 19. Segundo a coordenadora da Biblioteca, Monica Rizzo, o lançamento dessa obra deverá contar com uma leitura dramatizada de uma das peças teatrais de Josefina Alves de Azevedo, incluída na publicação do Senado.

Para março, está prevista a realização do seminário Bibliotecas: Diálogo para mudança. Monica Rizzo adianta que o evento terá um dia dedicado à reunião da Seção para a América Latina e Caribe da Federação Internacional de Associações de Bibliotecas e Bibliotecários (IFLA), órgão máximo da biblioteconomia mundial.

No dia 12 de março, ocorre o tradicional evento de celebração do Dia do Bibliotecário, numa parceria entre as bibliotecas do Senado e da Câmara dos Deputados. Entre as autoridades com presença confirmada está o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marco Lucchesi, que ministrará a palestra magna.

— Este ano, a ideia é termos um mês inteiro de comemorações  — informou Monica.

Espaço aberto

Monica Rizzo informou que novo contrato de aquisições de livros nacionais já foi assinado, e a primeira encomenda está prevista para os próximos dias. Qualquer cidadão pode ter acesso às dependências da Biblioteca do Senado, para estudos e consultas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O empréstimo de obras somente é permitido para servidores da Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Institucional Senado Federal