Comissão de Mudanças Climáticas debate financiamento da economia de baixo carbono

Da Redação | 01/11/2018, 16h27

Para debater os desafios do financiamento da chamada economia de baixo carbono, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC) promove audiência pública interativa na quarta-feira (7), a partir das 14h30. A economia de baixo carbono busca incentivar a redução da emissão de poluentes e a geração de energia limpa.

Foram convidados para participar do evento o coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC), Alfredo Sirkis; o professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Viola; e o chefe adjunto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alexandre Berndt. Também devem participar do debate representantes do Ministério da Fazenda, do Banco Mundial e do Instituto Escolhas.

A economia de baixo carbono busca alternativas para criar e implantar inovações nos processos produtivos e tecnologias que permitam o desenvolvimento com menor impacto ambiental, redução de custos, aumentando a lucratividade. Melhorias na eficiência energética e na redução da emissão de gases de efeito estufa, entre outros pontos, são alguns dos objetivos da chamada economia verde.

Essa economia já contabiliza investimentos significativos em países como França e Alemanha e vem ganhando impulso no Brasil. Os países buscam investimentos cada vez maiores nesse tipo de economia para cumprirem o Acordo do Clima, firmado em 2015, durante a COP 21, na França. Nele, mais de 190 países se comprometeram a reduzir significativamente suas emissões de gases de efeito estufa.

Até 2030, o Brasil deve aumentar a implementação de hidrelétricas para ficar menos vulnerável a crises hídricas, elevar a produção de consumo de etanol de segunda geração e expandir o uso doméstico de fontes energéticas não fósseis.

A audiência será realizada na sala 7 da Ala Alexandre Costa do Senado Federal. Qualquer cidadão pode interagir pelo portal do programa e-Cidadania e pelo Fale com o Senado (0800 612211).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)