Conheça os candidatos ao Senado por Roraima

Da Redação | 02/10/2018, 19h41

RORAIMA – RR

Angela Portela (PDT)

1º suplente: Walace (PRTB)
2º suplente: Augusto Iglesias (PST)

Angela Maria Gomes Portela tem 56 anos, é natural de Coreaú (CE) e é casada com o ex-governador de Roraima, Flamarion Portela. Formada em Letras, foi professora na rede pública de ensino. Depois de coordenar projetos sociais, na condição de primeira-dama, elegeu-se deputada federal em 2006. Na Câmara dos Deputados, defendeu o aumento da licença-maternidade para 180 dias e a aposentadoria para as donas de casa. Em 2010, Ângela se elegeu senadora. Sua principal bandeira tem sido a defesa da educação integral e a conclusão do Linhão de Tucuruí. Em 2014, concorreu ao governo de Roraima, mas foi derrotada.

Chico Rodrigues (DEM)

1º suplente: Pedro Arthur (DEM)
2º suplente: Alvo Dantas (DEM)

Francisco de Assis Rodrigues é natural de Recife e tem 67 anos. Engenheiro agrônomo, migrou para Roraima, onde foi secretário de Agricultura entre 1983 e 1985. Em 1988, elegeu-se vereador em Boa Vista. Em 1990, foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 1994, 1998, 2002 e 2006. Em 2010, foi eleito vice-governador de Roraima na chapa de José de Anchieta Júnior. Assumiu o governo em abril de 2014 para um mandato tampão de nove meses, após o afastamento do titular. Em 2014, tentou a reeleição sem sucesso.

Christian Santos (Patri)

1º suplente: Helson Souza (Patri)
2º suplente: Angelo do Cantá (Patri)

Christian Costa dos Santos tem 38 anos e nasceu em Manaus. É empresário e cursou o ensino médio. Candidatou-se pela coligação Partido Isolado.

Júlio Martins (PTB)

1º suplente: Rogério Miranda (PTB)
2º suplente: Leoma Ferreira (PTB)

Júlio Augusto Magalhaes Martins, 81 anos, é natural de Boa Vista, onde foi vereador entre as décadas de 1960 e 1970, prefeito e secretário-geral, segundo cargo na hierarquia de Roraima, na época em que o estado era território federal. Em seguida foi deputado federal por duas legislaturas.

Lourival (PSTU)

1º suplente: Zé Lima (PSTU)
2º suplente: Cleidiano (Psol)

Lourival Gomes da Silva Ferreira, 35 anos, é natural de Sitio Novo (MA). Operário da construção civil, possui ensino médio completo.

Luciano Castro (PR)

1º suplente: Tuti Lopes (PR)
2º suplente: Irmã Graça (PR)

Luciano de Souza Castro é natural de Fortaleza (CE) e tem 69 anos. Economista e administrador de empresas, tem seis mandatos consecutivos como deputado federal (1993 à 2015). Foi candidato em 2008 à prefeitura de Boa Vista e, em 2014, ao Senado, mas sem êxito. Desde maio de 2015, ocupava a Secretaria de Gestão de Programas de Transportes do Ministério dos Transportes.

Mecias de Jesus (PRB)

1º suplente: Enfermeira Roberta (PRB)
2º suplente: Afonso Parente (PRB)

Antônio Mecias Pereira de Jesus tem 56 anos e é natural de Graça Aranha (MA). Em São João da Baliza (RR), trabalhou como engraxate, garçom e jardineiro, até ingressar no serviço público como mensageiro, em 1979. Graduou-se em gestão financeira e elegeu-se vereador em 1993. Está no sexto mandato de deputado estadual. Presidiu por duas gestões a Assembleia Legislativa de Roraima.

Pr. Isamar Ramalho (PSL)

1º suplente: Francisco Iraneudo Alves (PSL)
2º suplente: Kelton Lopes (PSL)

Isamar Pessoa Ramalho, 55 anos, é natural de Boa Vista. Formado em direito e licenciado em teologia, está há 18 anos como pastor-presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. É a primeira vez que o candidato concorre a uma eleição.

Romero Jucá (MDB)

1º suplente: Sérgio Pillon (MDB)
2º suplente: Sander Salomão (MDB)

Romero Jucá Filho disputa o quarto mandato consecutivo como senador. Jucá ficou conhecido nacionalmente como líder dos governos de Fernando Henrique Cardoso, Luís Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Michel Temer. Iniciou a carreira política em Pernambuco, em 1988, e transferiu-se para Roraima, como último governador do então território federal, tornando-se, logo depois, o primeiro governador do recém-criado estado. Foi ministro da Previdência Social do governo Lula.

Rudson Leite (PV)

1º suplente: Bartô Patamona (Rede)
2º suplente: Vanúbia Praxedes (PV)

Rudson Leite da Silva, tem 55 anos, é empresário e natural de Boa Vista. Em junho, assumiu uma vaga de senador como segundo suplente de Telmário Mota (PDT).

Telma Taurepang (PCB)

1º suplente: Professor Misaque (PCB)
2º suplente: Raphael Uchôa (PCB)

Telma Marques da Silva, 46 anos, é natural de Boa Vista. Professora de ensino fundamental e líder indigenista da etnia taurepang, já exerceu o papel de tuxaua (cacique) da sua comunidade e foi integrante do Conselho Indígena de Roraima.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)