Conheça os candidatos ao Senado pela Paraíba

Da Redação | 02/10/2018, 19h53

PARAÍBA - PB

Cássio Cunha Lima (PSDB)

1º suplente: Eva Gouveia (PSD)
2º suplente: Isa Arroxelas (PSDB)

 

Cássio Rodrigues da Cunha Lima nasceu em Campina Grande (PB) e tem 55 anos. Cássio Cunha Lima é formado em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Iniciou sua carreira política em 1983, quando o seu pai, o ex-senador Ronaldo Cunha Lima, foi eleito prefeito de Campina Grande, ocupando o cargo de assessor especial do governo municipal. Cássio foi eleito três vezes prefeito de Campina Grande; duas vezes governador da Paraíba e duas vezes deputado federal. Em 1986, foi eleito deputado federal constituinte pela Paraíba, sendo filiado ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Em março de 2001, Cássio filia-se ao PSDB e em 2010, é eleito senador pelo estado da Paraíba. Atualmente, ocupa a 1ª vice-presidência do Senado.

Daniella Ribeiro (PP)

1º suplente: Diego Tavares (PV)
2º suplente: Nailde Panta (PP)

Daniella Velloso Borges Ribeiro, 46 anos, é natural de Campina Grande (PB). É filha do ex-prefeito e ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro do Partido Progressista (PP) e da ex-prefeita do município paraibano de Pilar e atual Superintendente na Paraíba da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Virgínia Velloso Borges. Daniella também é irmã do deputado federal pelo estado da Paraíba, Aguinaldo Ribeiro (PP). É formada em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi professora. Também possui pós-graduação em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Em 2008, foi eleita vereadora em Campina Grande. Atualmente, está em seu segundo mandato de deputada estadual pelo Partido Progressista (PP).

Luiz Couto (PT)

1º suplente: Edvaldo Rodas (PSB)
2º suplente: Alexandre (PRP)

Luiz Albuquerque Couto é natural de Soledade (PB) e tem 73 anos. Formou-se em Filosofia na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo atuado como monitor de Psicologia e professor da cadeira de Metodologia da Ciência. Em 1976 cursou Teologia no Instituto de Teologia do Recife. Ordenado padre em 19 de dezembro deste ano, trabalhou em diversas paróquias da capital e em cidades do interior do estado. Em 1978, tornou-se sócio-fundador e diretor da Associação dos Docentes da UFPB. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT) em 1985. Elegeu-se deputado estadual na Paraíba. Foi reeleito em 1994 e 1998. Desde 2003, é deputado federal pela Paraíba na legenda do PT, estando no final de seu 4º mandato. Atualmente, na Câmara dos Deputados, é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM).

Nivaldo Mangueira (Psol)

1º suplente: Leonardo Padilha (Psol)
2º suplente: Marcílio Correia (Psol)

José Nivaldo Mangueira de Assis, 69 anos, é natural de Campina Grande (PB) e professor universitário. Formado em Engenharia Civil, leciona na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem um extenso histórico de candidaturas em três estados (Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba) para vereador, deputado estadual e deputado federal, mas nunca se elegeu.

Professor Nelson Júnior (Psol)

1º suplente: Fabiano Galdino (Psol)
2º suplente: Alécio Costa (Psol)

Nelson Aleixo da Silva Júnior, 49 anos, é natural de Macaíba (RN) e professor universitário. Formado em Psicologia, leciona na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Foi candidato ao Senado em 2014, quando obteve 11,5 mil votos e ficou na 5ª colocação entre 7 candidatos. Também disputou o governo do estado, em 2010. É presidente estadual do seu partido.

Roberto Paulino (MDB)

1º suplente: Higor Fialho (MDB)
2º suplente: Ariano Fernandes (Patri)

Antonio Roberto de Sousa Paulino, 67 anos, é natural de Guarabira (PB) e empresário. Foi prefeito de sua cidade natal por duas gestões (1977-1982 e 1989-1992), deputado estadual (1987-1988), deputado federal (1995-1999) e vice-governador da Paraíba (1999-2002). Assumiu o governo estadual no ano de 2002 e disputou a reeleição para o cargo, mas perdeu no segundo turno por uma diferença de 46 mil votos, ou 3% do eleitorado. Foi candidato a vice-governador também em 2014, mas não se elegeu. Na iniciativa privada, dirigiu empresas de comércio e do setor agro-industrial.

Veneziano (PSB)

1º suplente: João Teodoro (DEM)
2º suplente: Suely Santiago (PTB)

Veneziano Vital do Rêgo Segundo Neto nasceu no dia 17 de julho de 1970, em Campina Grande (PB). É filho da ex-deputada federal Nilda Gondim e do ex-deputado federal Antônio Vital do Rêgo (já falecido), sendo irmão do ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho. Advogado, em 1996 e 2000 foi eleito vereador em Campina Grande. Foi eleito prefeito da mesma cidade em 2004 e reeleito em 2008. Em 2014, foi eleito deputado federal, pelo estado da Paraíba. Na Câmara, foi membro titular das comissões de Constituição e Justiça, de Turismo e de Ciência e Tecnologia. Ainda participou das comissões especiais dos seguintes projetos: o da vaquejada, o da reforma política, o da maioridade penal, o do Código de Processo Penal, entre outros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)