Conheça os candidatos a senador por Minas Gerais

Da Redação | 02/10/2018, 20h05

MINAS GERAIS - MG

Ana Alves (PCO)

1º suplente: Fernando Lacerda (PCO)
2º suplente: Jean Claudio (PCO)

Ana Paula Alves Saliba, 39 anos, é natural de Itaúna (MG) e a única candidata ao Senado por Minas Gerais do Partido da Causa Operária. Ela é jornalista formada pela UNI-BH em 2003, foi assessora de imprensa na prefeitura de Mateus Leme, entre os anos de 2005 a 2007, em gestão petista. Foi assessora do Sindicato dos Arquitetos de Minas Gerais- SINARQ/MG entre 2014 e 2016 e atualmente é estudante de arquitetura da faculdade Pitágoras. Este também é o primeiro pleito eleitoral da candidata.

Bispo Damasceno (PPL)

1º suplente: Maurício Araújo (PPL)
2º suplente: Janaina Oliveira (PPL)

Alcindor Ribeiro Damasceno, conhecido como Bispo Damasceno, tem 54 anos e é natural de Governador Valadares (MG). Formou-se em Teologia pelo Centro de Formação Teológico (CEFORT), pela Escola de Educação Teológico e Pentecostal (EETEP) e Faculdade de Teologia Filadélfia. Fundou a comunidade evangélica Terra Santa e Convenção Nacional Terra Santa, realizando trabalhos sociais. Em 2003, fundou o Conselho dos Evangélicos de Minas Gerais (CEM). Em 2007, criou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Evangélicos (CNBBE). Já cumpriu dois mandatos como deputado federal (2006 e 2014) e concorre ao Senado pela primeira vez.

Coronel Lacerda (PPL)

1º suplente: Policial Civil Bruno (PPL)
2º suplente: Agente Penitenciário Madeira (PPL)

Elio Antonio Lacerda, conhecido como Coronel Lacerda, 64 anos, nasceu no município de Itambé, no estado da Bahia. O candidato é oficial da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. É Bacharel em Administração pela Faculdade de Administração de Governador Valadares (FAGV). Atualmente, ocupa o cargo de tesoureiro eleito do Conselho Diretor da Fundação Percival Farquhar, entidade mantenedora da Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

Dilma Rousseff (PT)

1º suplente: Pedro Patrus (PT)
2º suplente: Arnaldo Godoy (PT)

Dilma Vana Rousseff, 71 anos, é natural de Belo Horizonte (MG). Aos 16 anos, integrou organizações de combate ao regime militar e passou quase três anos, de 1970 a 1972, no presídio Tiradentes, na capital paulista, por "subversão". Após conquistar a liberdade, formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ocupou por duas vezes o cargo de Secretária de Energia, Minas e Comunicação do Rio Grande do Sul. Foi ministra de Minas e Energia e chefe da Casa Civil no governo Lula, assumindo a direção de programas como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o Minha Casa, Minha Vida. Foi a primeira mulher eleita presidente da República, em 2011. Em 2014 foi reeleita e sofreu impeachment em agosto de 2016, após ser condenada por crime de responsabilidade pelo Senado Federal.

Dinis Pinheiro (SD)

1º suplente: Alberto Pinto Coelho (PPS)
2º suplente: Henrique Braga (PSDB)

Dinis Antônio Pinheiro, 51 anos, é natural de Belo Horizonte (MG) e empresário. Foi deputado estadual por cinco mandatos, eleito pela primeira vez em 1994, e presidiu a Assembleia legislativa de Minas Gerais por duas gestões consecutivas, entre 2011 e 2015. Foi candidato a vice-governador do estado em 2014, na chapa que ficou em segundo lugar no pleito. É formado em Direito.

Edson André P (Avante)

1º suplente: Helberth Tibé (Avante)
2º suplente: Mestre Rogério Rocha (Avante)

Edson André dos Reis, 51 anos, é natural de Belo Horizonte (MG) e assistente social. Foi conselheiro tutelar em Belo Horizonte e orientador no Juizado da Infância e Juventude do TJMG. Trabalha em projetos socioeducacionais. Foi candidato a vereador em 2004, 2008, 2012 e 2016, mas não se elegeu.

Fábio Cherem (PDT)

1º suplente: Daniel Nepomuceno (PV)
2º suplente: Glycon Terra Pinto Júnior (MDB)

Luíz Fábio Cherem, 49 anos, é natural de Lavras (MG) e deputado estadual. Foi eleito pela primeira vez em 2010 e está no segundo mandato. Na Assembleia, preside a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas e é membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. É formado em Engenharia. Foi candidato a prefeito de Lavras em 2008, mas não se elegeu.

Jornalista Carlos Viana (PHS)

1º suplente: Castellar Guimarães Neto (PHS)
2º suplente: Danilo Martins de Oliveira (PHS)

Carlos Alberto Dias Viana nasceu no dia 22 de março de 1963, na cidade de Braunas, no estado de Minas Gerais. Atua há 23 anos como jornalista em televisão, rádio, jornais e revistas, com passagens pela Rede Minas, Rede Globo Bahia, TV Alterosa e TV Record Minas. O candidato é especialista em Estratégia pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG). Jornalista Carlos Viana também é professor universitário, tendo lecionado em instituições como a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e o Centro Universitário Newton Paiva. Desde 2006, trabalha na Rádio Itatiaia.

Kaká Menezes (Rede)

1º suplente: Odair Ferreira (Rede)
2º suplente: Du Fidélis (Rede)

Carlos Eduardo Braga Menezes, 39 anos, é natural de Contagem (MG). Ex-jogador profissional de basquete, é missionário evangélico e trabalha com programas sociais de recuperação de dependentes químicos. Fundou uma comunidade terapêutica e coordena escolinhas esportivas. Foi secretário de Esporte e Lazer de Contagem e candidato a prefeito da cidade em 2016 (não se elegeu).

Miguel Corrêa (PT)

1º suplente: Cida de Jesus (PT)
2º suplente: Kinca de Salinas (PT)

Miguel Corrêa da Silva Júnior, 40 anos, é natural de Belo Horizonte (MG) e deputado federal. Foi eleito pela primeira vez em 2006 e está no terceiro mandato. Foi secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre 2015 e 2018. Antes da vida política, participou do Conselho Municipal da Juventude em Belo Horizonte e fundou uma ONG que oferece cursos de capacitação profissional. É formado em História pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), onde presidiu o diretório estudantil.

Professora Duda Salabert (Psol)

1º suplente: Chico Bento Gerson (Psol)
2º suplente: Professor Luiz (Psol)

Duda Salabert, 37 anos, é natural de Belo Horizonte (MG) e professora. É a primeira candidata transexual ao Senado. Leciona na rede particular e também é educadora popular. Fundou uma ONG que oferece cursos pré-vestibular e de idiomas gratuitamente para transexuais e travestis. É militante da causa ambiental.

Professor Túlio Lopes (PCB)

1º suplente: Eloisa Aquino (Psol)
2º suplente: Emanuel Bonfante (PCB)

Túlio Cesar Dias Lopes, 36 anos, é natural de Belo Horizonte, capital mineira. É graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006), Especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2009) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UFMG). Lecionou História na rede pública municipal e estadual no estado de Minas Gerais, na Educação de Jovens e Adultos, e em cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Foi Professor de História da Educação e História e Cultura Afro-brasileira no Departamento de Educação e Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) (2013-2017). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da UFMG (2018).

Rodrigo Pacheco (DEM)

1º suplente: Renzo Braz (PP)
2º suplente: Ana Maria (PSDB)

Rodrigo Otávio Soares Pacheco, 41 anos, é natural de Porto Velho (RO) e deputado federal. Foi eleito em 2014 para seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados e é o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Foi candidato a prefeito de Belo Horizonte em 2016, mas não se elegeu. É formado em Direito.

Rodrigo Paiva (Novo)

1º suplente: José Carlos Lassi Caldeira (Novo)
2º suplente: Eduardo Celeghini (Novo)

Rodrigo Antônio de Paiva, 54 anos, é natural de Belo Horizonte (MG) e empresário. É formado em engenharia, com especialização em tecnologia, e fundador de uma empresa de softwares. É atual vice-presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros (SME) e foi vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).

Vanessa Portugal Barbosa (PSTU)

1º suplente: Geraldo Batata (PSTU)
2º suplente: José João da Silva (PSTU)

Vanessa Portugal Barbosa, 48 anos, é natural de Boa Esperança (MG) e professora. Leciona na rede municipal de Belo Horizonte (MG). Foi candidata em todas as eleições desde 2002, tendo concorrido a governadora, vice-governadora, deputada estadual, prefeita de Belo Horizonte e vereadora na mesma cidade, mas não se elegeu em nenhuma ocasião.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)