Conheça os candidatos a senador pelo Piauí

Da Redação | 02/10/2018, 19h54

PIAUÍ - PI

Albetiza (PCO)

1º suplente: Francisco (PCO)
2º suplente: Antonia (PCO)

Albetiza Moreira de Araújo, 50 anos, é natural de Teresina (PI) e professora. Leciona na rede pública municipal da capital piauiense. Militante sindical, já integrou a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm). Foi candidata a vice-prefeita em 2016, mas não se elegeu.

Antônio José Lira (PSL)

1º suplente: Raimundo Farias Jr. (PSL)
2º suplente: Urbano Eulálio (PSL)

Antônio José de Freitas Lira, 57 anos, é natural de Teresina (PI) e empresário. Foi vereador em Teresina por um mandato (2013-2017). Foi diretor do Instituto de Assistência e Previdência do Estado do Piauí (Iapep) e coordenou na capital do estado o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural). É irmão do deputado federal Átila Lira.

Ciro Nogueira (PP)

1º suplente: Eliane Nogueira (PP)
2º suplente: Gil Paraibano (PP)

Ciro Nogueira Lima Filho é piauiense de Teresina. Tem 49 anos (faz 50 em 21/11). Filiado ao PP, concorre pela coligação “A Vitória com a Força do Povo “, reunindo outras 8 legendas. É empresário e graduado em Direito. Deputado Federal, elegeu-se à Câmara pelo então PFL em 1994, com 26 anos, e foi reeleito em 1998 e 2002. Em 2006, já filiado ao PP, conquistou o seu quarto mandato parlamentar. Em 2010, foi eleito ao senado com 695 mil votos. É o atual presidente do Partido Progressista (PP).

Dr. Marcos (PTC)

1º suplente: César Melo (PPL)
2º suplente: Daniel Jackson (PTC)

Marcos Vinicius Cunha Dias, 36 anos, é natural de Teresina (PI) e médico radiologista. Foi duas vezes prefeito do município de Novo Oriente do Piauí (PI), no centro-norte do estado. Atualmente dirige a Coordenadoria do Programa de Modernização e Qualificação de Empreendimentos Públicos do Estado do Piauí (Comepi), um órgão do governo do estado.

Elizeu Aguiar (PSL)

1º suplente: Janaíne Borges Lustosa (Pros)
2º suplente: Jonas Vieira (PSL)

Elizeu Morais de Aguiar, 52 anos, é natural de Teresina (PI) e empresário. Foi presidente do River Atlético Clube, um dos principais times de futebol do Piauí, por duas gestões (2003-2006 e 2009-2011). Foi duas vezes vereador em Teresina (2005-2013) chegou a assumir temporariamente um mandato de deputado federal, como suplente, entre 2009 e 2010.

Flávia Barbosa (PRP)

1º suplente: Filintro Neto (PRP)
2º suplente: Pepeu (PRP)

Flávia da Silva Oliveira Barbosa, 40 anos, é natural de Teresina (PI) e administradora de empresas. Trabalhou na gestão do Iate Clube de Teresina e hoje atua no ramo do coaching.

Frank Aguiar (PRB)

1º suplente: Carlos Alberto (PMN)
2º suplente: Pastor Fabricio (PRB)

Francineto Luz de Aguiar, mais conhecido como Frank Aguiar, é bacharel em Direito, mas foi na música que se tornou conhecido nacionalmente. Cantor de forró, é compositor e instrumentista. Em 2006, foi enredo do carnaval paulistano. Tem 48 anos e é natural de Itainópolis (PI). A carreira política começou em São Paulo, quando foi eleito em 2006 deputado federal. Também foi vice-prefeito de São Bernardo do Campo (SP), pelo PTB, por dois mandatos (2008-2012), em uma dobradinha com o PT. Em 2014, agora pelo PMDB, tentou retornar à Câmara Federal, mas ficou na suplência.

Genival Oliveira (PSC)

1º suplente: Rejane Veras (PSC)
2º suplente: Márcia Marques (PSC)

Genival Oliveira Lima, 60 anos, é natural de Pirapemas (MA) e jornalista. Ele foi repórter, apresentador nas emissoras TV Antena 10 e TV Clube – afiliadas regionais, respectivamente, da Rede Record e da Rede Globo. Nesta última, foi também chefe de redação.

Gervasio Santos (PSTU)

1º suplente: Jociana Sousa (PSTU)
2º suplente: Geracina Rebouças (PSTU)

João Gervasio dos Santos Neto, 51 anos, é natural de Parnaíba (PI) e professor. Leciona na rede municipal de ensino e foi diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm). Tem um longo histórico de candidaturas a vários cargos, incluindo três ao Senado (2014, como 2º suplente, e 2010 e 2002, como titular) e uma a vice-governador (1998), mas não se elegeu em nenhuma ocasião.

Jesus Rodrigues (Psol)

1º suplente: Cyntia Raquel (Psol)
2º suplente: Waldílio Siso (Psol)

Jesus Rodrigues Alves, 59 anos, é natural do Rio de Janeiro (RJ) e economista. Foi deputado federal por um mandato (2011-2015) e exerceu cargos no governo estadual, tendo sido presidente da Companhia de Habitação do Piauí (Cohab-PI) e diretor-geral do Detran no estado. Também presidiu a Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef) em Teresina (PI) entre 1989 e 1992.

Joaquim Saraiva (DC)

1º suplente: Jair Sampaio (DC)
2º suplente: Edmilson Paiva (DC)

Joaquim José Saraiva da Penha, 55 anos, é natural de Itaueira (PI). Ele foi operário metalúrgico e corredor de maratonas. Participou de todas as eleições desde 1998, sendo candidato a vereador, deputado estadual, deputado federal, prefeito de Itaueira e, em 2002, governador do Estado. Não se elegeu em nenhuma ocasião.

Lafayette Andrade (DC)

1º suplente: Itamar da Silva (DC)
2º suplente: Adriano José (DC)

Lafayette Pereira Andrade, 59 anos, é natural de Campo Maior (PI) e advogado. Trabalha como assessor na Assembleia Legislativa do Piauí, atuando na Escola do Legislativo.

Marcelo Castro (MDB)

1º suplente: Zé Hamilton (PMN)
2º suplente: Rosário Bezerra (MDB)

Marcelo Costa e Castro é natural de São Raimundo Nonato (PI) e tem 68 anos. É filiado ao MDB, e nestas eleições concorre ao Senado com o apoio da coligação que reúne outros oito partidos. É formado em medicina, com doutorado em psiquiatria. Em 1982, elege-se deputado estadual, reelegendo-se em 1986 e 1990. Atualmente, é deputado federal pelo Piauí, cargo que ocupa desde 1999. Foi ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff.

Paulo Henrique (Rede)

1º suplente: Fernando Gomes (Rede)
2º suplente: Jefferson Carvalho (Rede)

Paulo Henrique da Costa Pinheiro, 49 anos, é natural de Senador Pompeu (CE) e professor universitário. Formado em Medicina, é especializado em parasitologia e leciona na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), onde já foi pró-reitor de Ensino e Graduação e de Planejamento e Finanças. Também foi diretor do Centro de Ciências da Saúde da instituição. Participou da fundação do Hospital das Clínicas de Teresina.

Professor Fausto Ripardo (PCB)

1º suplente: Waldinar Neres (PCB)
2º suplente: Caetano Soares (PCB)

Fausto Luiz Duarte Ripardo, 51 anos, é natural de Teresina (PI) e professor. Trabalha na rede púbica estadual e atua no movimento sindical do magistério. Já militou junto a associações de moradores e participou do movimento estudantil. Já foi candidato a deputado federal (2014), deputado estadual (2006) e vereador em Teresina (2008 e 2012), mas não se elegeu em nenhuma das ocasiões.

Quem Quem (Avante)

1º suplente: Fabricio (Avante)
2º suplente: Valdecy Xisto (Avante)

Francisco das Chagas Costa Oliveira, 46 anos, é natural de Teresina (PI). Foi duas vezes candidato a prefeito de Teresina, em 2016 e 2004, mas não se elegeu. Também já concorreu a vereador da capital piauiense e a deputado estadual.

Robert Rios (DEM)

1º suplente: Ana Cleide (DEM)
2º suplente: Chico Wilson (PSDB)

Robert Rios Magalhães, 58 anos, é natural de Teresina (PI) e deputado estadual. Foi delegado da Polícia Federal no Piauí e secretário de Segurança Pública do estado por três vezes entre 2007 e 2014. Está no terceiro mandato consecutivo na Assembleia Legislativa (2007-2019), onde chegou a presidir a Comissão de Constituição e Justiça. Foi candidato a prefeito de Teresina em 2004, mas não se elegeu.

Wilson Martins (PSB)

1º suplente: Átila de Melo Lira (PSB)
2º suplente: Lemna Elvas (PSDB)

Wilson Nunes Martins é natural de Oeiras, município a 300 km de Teresina, capital do estado. Médico de 65 anos, concorre ao senado pela coligação "Piauí de Verdade", com o apoio do DEM e do PSDB. É formado em Medicina pela Universidade Federal do Piauí e membro da Academia Brasileira de Neurocirurgia. Pelo PSDB, foi eleito deputado estadual em 1994, 1998 e 2002. Em 2007, já pelo PSB, concorreu e foi eleito vice-governador do estado. Em 2010, com a renúncia do então governador Wellington Dias, assumiu o cargo. Nas eleições daquele mesmo ano (outubro/2010), reelegeu-se governador do Piauí. Em 2014, concorreu ao senado mas não foi eleito.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)