Conheça os candidatos a senador pelo Espírito Santo

Da Redação | 02/10/2018, 20h03

ESPÍRITO SANTO - ES

Célia Tavares (PT)

1º suplente: Perly Cipriano (PT)
2º suplente: Cotinha (PT)

Célia Maria Vilela Tavares, 53 anos, é natural de Montanha (ES) e professora universitária. Formada em Filosofia, leciona na Católica de Vitória. Foi secretária de Educação em Cariacica (ES) entre 2005 e 2012, período no qual presidiu a seccional capixaba da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e também a regional sudeste da entidade. Também foi professora da rede pública municipal de Vitória (ES). Foi candidata a vice-governadora em 2014, mas não se elegeu.

Fabiano Contarato (Rede)

1º suplente: Ana Paula Tongo (MDB)
2º suplente: Bento (Rede)

Fabiano Contarato nasceu em 1966, na cidade de Nova Venécia (ES). Formado em Direito pela Universidade Vila Velha, é especializado em Direito Penal e Processual Penal. Foi nomeado em 2016 Corregedor Geral do Estado do Espírito Santo. Fabiano é professor e delegado de polícia da Academia de Polícia Civil do Espírito Santo. Em abril de 2018, Contarato se filiou à Rede, lançando sua candidatura ao Senado Federal.

Helder Carnielli (PTB)

1º suplente: Roberto Martins (PTB)
2º suplente: Nilo Franco (PTB)

Helder Paulo Carnielli, 61 anos, é natural de Afonso Cláudio (ES) e engenheiro. Foi presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) e da Sociedade Espiritossantense de Engenheiros Agrônomos (Seea) e também conselheiro da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes). Foi candidato a deputado estadual em 2010, mas não se elegeu.

Liu Katrine (Psol)

1º suplente: Toni Cabano (Psol)
2º suplente: Wilson Júnior (Psol)

Liudimila Katrini Proximozer, 35 anos, é natural de Vila Velha (ES) e professora. Leciona nas redes municipais de Vila Velha e de Vitória (ES) e participa do Conselho Municipal de Educação de sua cidade natal. Foi candidata a prefeita de Vila Velha em 2016, mas não se elegeu.

Magno Malta (PR)

1º suplente: Carlos Salvador (PR)
2º suplente: Moabe Souza (PR)

Magno Malta Pereira é senador pelo Espírito Santo e tenta se reeleger para mais um mandato na casa. Baiano de Macarani, Magno Malta é casado, tem duas filhas e tem formação em Teologia, é pastor evangélico e cantor gospel. Foi vereador em Cachoeiro do Itapemirim-ES, deputado estadual e federal pelo Espírito Santo. Eleito para o Senado em 2003 e reeleito em 2010 está no segundo mandato como senador. Magno Malta atua contra a legalização do aborto, e tem como causa política a defesa de crianças e adolescentes e combate à pedofilia.

Marcos do Val (PPS)

1º suplente: Ronaldo Libardi (PPS)
2º suplente: Rosana Foerst (PPS)

Marcos Ribeiro do Val é natural de Vitória, capital capixaba. Casado, com 47 anos, tem ensino médio completo. Militar da reserva, Marcos é instrutor, consultor e palestrante na área de segurança pública. É membro de Honra da Swat de Beaumont no Texas, Estados Unidos, e tem uma empresa de consultoria e treinamento de policiais.

Mauro Ribeiro (PCB)

1º suplente: Manoel Tavares (PCB)
2º suplente: Dinho (Psol)

Mauro Ribeiro, 50 anos, é natural de Vitória (ES) e servidor público estadual. Trabalha na Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) e já presidiu o sindicato dos empregados da empresa (Setpes). Foi candidato a governador do estado em 2014, mas não se elegeu.

Ricardo Ferraço (PSDB)

1º suplente: Diego Libardi (DEM)
2º suplente: Ricardo Cordeiro (DEM)

Ricardo de Rezende Ferraço nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. Com 58 anos, aos 19 já era vereador em sua cidade. Foi deputado estadual por dois mandatos, chegando à presidência de Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Em 1997 assumiu a Casa Civil do governo do estado e depois foi eleito deputado federal. Entre 2007 e 2010 foi vice-governador do estado capixaba, sendo eleito para o Senado. No ano de 2016, troca de partido, deixando o PMDB e se filiando ao PSDB. Ferraço tenta agora a reeleição no cargo de senador.

Rogério Bernardo (PMB)

1º suplente: Cíntia Teixeira (PMB)
2º suplente: Vagner Tonetto (PMB)

Rogério Bernardo, 40 anos, é natural de Presidente Kennedy (ES) e advogado. Foi duas vezes candidato a vereador em Marataízes (ES), em 2012 e 2016, ficando com a suplência em ambas as ocasiões. Também concorreu a deputado estadual em 2014, mas não se elegeu.

Subtenente Assis (PSL)

1º suplente: Sargento Robson (PSL)
2º suplente: Flávio Melo Sant’Ana (PSL)

Sérgio de Assis Lopes, 41 anos, é natural de Cariacica (ES) e bombeiro. É presidente da Associação dos Bombeiros Militares do Espírito Santo (Abmes) desde 2016. Tem formação em Direito. Foi candidato a deputado estadual em 2014 e a vereador em sua cidade natal em 2016, mas não se elegeu.

Ulisses Pincelli (Novo)

1º suplente: Giuliano Sandri (Novo)
2º suplente: Fred Esteves (Novo)

Ulisses Pincelli, 55 anos, é natural de São Paulo (SP) e administrador. É consultor em reestruturação e gestão empresarial e deu aulas em cursos de MBA pelo país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)