Série 'Testemunha da História' traz relato de José Serra

Da Redação | 28/09/2018, 11h08

A partir desta sexta-feira (28), a TV Senado passa a exibir os episódios da série “Testemunha da História” com os parlamentares que integraram a Assembleia Nacional Constituinte. Se os primeiros programas trouxeram o olhar da imprensa sobre o processo de reabertura política e instalação da assembleia, agora é a vez de quem esteve à frente das mais importantes decisões e reviravoltas políticas contar o que presenciou nos corredores, Plenário, salas de comissões ou mesmo no cafezinho do Congresso. Cada programa é narrado por uma personalidade no cenário onde presenciou fatos marcantes daquele período histórico, como a discussão da reforma agrária ou as pautas da bancada feminina.

O próximo episódio é com o senador José Serra (PSDB-SP) e será exibido no último bloco do programa Senado Notícias — Revista, nesta sexta, às 19h30.

A série já está disponível no canal no YouTube:

Episódio 6

José Serra

Estreia 28/9

O senador José Serra (PSDB-SP) fala de sua participação na Assembleia Nacional Constituinte, dos desafios na relatoria da Comissão do Sistema Tributário, Orçamento e Finanças e dos momentos que marcaram sua trajetória no Congresso naquele período. Depois de três anos na Secretaria de Economia e Planejamento do governo de Franco Montoro em São Paulo, Serra foi eleito deputado em 1986 e atuou nas principais discussões e negociações para a elaboração da nova Carta.

Episódios já exibidos

Episódio 1 Orlando Brito

O fotógrafo Orlando Brito, que desde 1965 circula pela Praça dos Três Poderes registrando momentos importantes da política nacional, narra o episódio em que ele entrou escondido no Plenário da Câmara em 1977 para fotografar aquele que seria o último fechamento do Congresso brasileiro.

Episódio 2 Expedito Filho Repórter do Jornal de Brasília em 1984, Expedito Filho relembra o clima que tomou o país na época das Diretas Já e conta como foi a noite de votação da Emenda Dante de Oliveira, quando a proposta de eleições diretas para presidente da República foi derrotada.
Episódio 3 Sônia Carneiro Sônia Carneiro era repórter da Rádio e Jornal do Brasil quando a Assembleia Nacional Constituinte iniciou seus trabalhos. Neste episódio, ela resgata as memórias daquele momento histórico e fala do papel crucial da imprensa para mobilizar a sociedade na elaboração da nova Carta.
Episódio 4 André Dusek André Dusek é autor de imagens lendárias da nossa história recente. Uma delas é a foto de Sarney no palanque, entre os militares, em julho de 1988. A imagem é capaz de expressar todo o embaraço e desconforto do presidente no desfecho de seu governo. Nesse episódio o fotógrafo conta a história por trás da foto.
Episódio 5 Zuleika de Souza A fotógrafa Zuleika de Souza, que registrou diversos momentos da Constituinte através de suas lentes, relembra o clima vivido naquele período e narra a história da foto memorável do líder indígena Ailton Krenak e seu protesto no Plenário em 1987.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)