Procuradoria Especial da Mulher promove ações para o Outubro Rosa

Da Redação | 26/09/2018, 14h52 - ATUALIZADO EM 28/09/2018, 18h57

Outubro é conhecido mundialmente como o mês de conscientização e prevenção do câncer de mama. A campanha Outubro Rosa é celebrada do dia 1 ao 31, marcando um período de diversas campanhas, palestras e ações afirmativas. Diversas instituições públicas e privadas iluminam suas fachadas com a cor rosa, buscando assim promover a campanha. O Senado é uma das instituições que promovem a iniciativa através da iluminação cor de rosa em todo o Congresso Nacional e das ações promovidas pela Procuradoria Especial da Mulher.

A campanha promovida pelo Senado terá início no dia 2 de outubro, às 18h, em uma cerimônia de abertura no Salão Negro que contará com apresentações da dançarina especializada em estilos afros Joceline Gomes e do corpo de baile infantil da Escola de Ballet Etude Seasons.

— Nós temos que trazer as entidades que estão em meio a população para ouvi-las e entender a suas necessidades — disse a coordenadora da Procuradoria da Mulher do Senado, Rita Polli, ao falar sobre a importância de o Legislativo trabalhar junto às instituições que atuam em todo o Brasil, como a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), que, desde sua fundação em 2006, tem como objetivo reduzir os índices de mortalidade pela doença no país.

Mastectomia

O Recomeçar é um dos projetos que trabalha na assistência de mulheres que já realizaram mastectomia, ajudando na reabilitação emocional, física e estética, principalmente das mulheres que passaram pela cirurgia no SUS. O atendimento do grupo é realizado no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília. Sem fins lucrativos, o programa funciona por doações e trabalho voluntário.

Um dos temas que será debatido durante o Outubro Rosa é a conscientização sobre a endometriose, uma doença que é caracterizada pelo crescimento do tecido endometrial fora do útero. Essa patologia atinge milhões de mulheres em todo o mundo.

Todos as audiências, palestras e promoções realizadas pelo Senado serão abertas para o público em geral. O calendário será divulgado em breve com todas as datas e horários dos eventos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
18h03 Pessoas desaparecidas: O Plenário aprovou o Projeto de Lei da Câmara 144/2017, que cria a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas e reformula o atual Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. A matéria vai a sanção.
17h45 Combate ao terrorismo: O Plenário aprovou o Projeto de Lei 703/2019, que determina o bloqueio imediato de bens de pessoas e entidades investigadas ou acusadas por terrorismo. A matéria vai a sanção.
Ver todas ›