Senado e Câmara preparam glossário de termos do processo legislativo

Da Redação | 18/09/2018, 14h55 - ATUALIZADO EM 18/09/2018, 15h00

Um grupo de trabalho (GT) criado para promover a integração legislativa entre Senado e Câmara dos Deputados apresentou nesta segunda-feira (17) a primeira versão do Glossário de Termos Legislativos. A publicação organiza em um mesmo documento o vocabulário adotado nas duas Casas e no Congresso Nacional.

A previsão é de que o glossário esteja disponível para o público externo em dois meses. Até lá, o GT deve submeter o documento a uma consulta interna, promover a revisão do texto final e editar o material para publicação.

O grupo analisou 727 verbetes relacionados ao processo legislativo. Os termos estavam espalhados em quatro glossários editados pelo Senado e pela Câmara. O GT condensou o conteúdo em 302 entradas, sem repetição de conceitos. Além das definições, a publicação traz referências legislativas relacionadas a cada tema.

A apresentação do glossário coube a João Lima, analista de informática legislativa da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen). Ele destacou que a publicação sistematiza todo o vocabulário do processo legislativo.

— A função principal do glossário é lançar luz sobre a terminologia usada no dia a dia. Há terminologias diferentes nas duas Casas para se referir a um mesmo conceito. Mas o mais grave: há casos em que Senado e Câmara usam o mesmo termo para designar conceitos diferentes — explica o analista.

João Lima esclarece que não é função do glossário unificar os conceitos adotados no Senado, na Câmara e no Congresso Nacional, mas sim indicar diferenças e semelhanças nas terminologias, quando for o caso.

Além dos conceitos sobre o processo legislativo, o glossário traz uma relação de 94 siglas e abreviaturas. A lista indica os partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), acompanhados de data de criação, denominação atual e nomenclaturas anteriores. A seção enumera ainda todas as comissões permanentes instaladas em cada uma das Casas.

O Glossário de Termos Legislativos será publicado nos formatos e-book (livro digital) e pdf nos portais do Senado, da Câmara e do Congresso. O documento deve contar ainda com uma edição impressa. O GT pretende lançar traduções para o inglês, o francês e o espanhol. O lançamento da versão 1.0 ocorreu na Sala Jericoacoara do Prodasen.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
10h02 Moro na CCJ : Os senadores começaram neste momento suas perguntas ao ministro Sérgio Moro. O primeiro a perguntar é o senador Weverton (PDT-MA), que criticou a postura do ministro e perguntou se ele não deveria se afastar do cargo.
09h52 Moro na CCJ: O ministro Sérgio Moro encerrou sua fala inicial. Ele disse ter havido uma invasão criminosa por grupo organizado com objetivo de invalidar condenações ou mesmo atrapalhar investigações em andamento ou atacar instituições.
09h19 Sergio Moro na CCJ : A presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-MS), acaba de abrir a audiência com o ministro da Justiça, Sérgio Moro. O ex-juiz da Lava Jato terá 30 minutos iniciais para explicar suas conversas com Deltan Dallagnol.
Ver todas ›