Lídice da Mata critica desempenho do ensino médio no Ideb

Da Redação | 05/09/2018, 11h51

Em sessão plenária nesta quarta-feira (5), a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) lamentou o fato de o país não ter conseguido alcançar a meta nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Os resultados do índice foram divulgados na semana passada.

O Ideb é o principal indicador de qualidade da educação básica, formado pelo Saeb (prova de português e matemática aplicada a cada dois anos) e pelo fluxo escolar (taxa de aprovação, reprovação e abandono). As notas do índice variam de zero a 10.

Lídice disse que o ensino médio se transformou no “calcanhar de Aquiles” da educação brasileira e que a juventude do país se encontra na encruzilhada de ter uma escola pública com alto grau de evasão e reprovação. Para a senadora, é de responsabilidade dos governos mudar essa realidade.

— O resultado negativo da escola pública é de responsabilidade dos deputados, senadores, prefeitos, governadores e secretários de Educação. O povo deve cobrar da gente essa responsabilidade. E nós temos que ter a humildade e a coragem de assumir esse desafio de contribuir para melhorar o ensino da escola pública no país — disse.

Apesar do resultado negativo no ensino médio, Lídice elogiou o ensino fundamental das escolas públicas da Bahia. Segundo ela, os índices positivos dos municípios são reflexo do esforço dos prefeitos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)