Doação ao Uruguai de 25 carros de combate é analisada em comissão

Da Redação | 20/08/2018, 11h14

Está na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) projeto autoriza o Executivo, por meio do Ministério da Defesa, a doar 25 viaturas blindadas de combate do Exército brasileiro ao governo do Uruguai. A proposta (PLC 91/2018) tramita na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), onde aguarda relatório.

A doação foi condicionada à autorização prévia — já concedida — pelo governo dos Estados Unidos, e as despesas decorrentes serão custeadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa.

Carros de combate

O Exército brasileiro dispõe de 152 carros de combate VBC CC-M41 adquiridos junto aos Estados Unidos, mediante aceitação de cláusula de não transferência sem autorização prévia do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Os modelos antigos, desativados para fins operacionais, passaram a ser usados como meio auxiliar de instrução do Comando do Exército e foram substituídos pela família de blindados Leopard, adquiridos junto ao governo Alemão.

Em virtude do Acordo de Cooperação entre Brasil e Uruguai é necessária a autorização do Congresso Nacional para que o Exército brasileiro concretize a doação das viaturas M41.

O Ministério da Defesa ressalta que a concretização da doação reforçará o bom relacionamento bilateral entre o Brasil e o Uruguai, estreitando os laços de cooperação militar.

O custo do transporte das viaturas até o Regimento de Cavalaria nº 3 em Riviera, no Uruguai, está estimado em R$ 350 mil, devendo ser arcado pelo Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)