Vanessa Grazziotin critica tentativa de venda de distribuidoras da Eletrobras

Da Redação | 09/08/2018, 12h57

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou o fracasso do governo na tentativa de privatizar a Eletrobras e vender distribuidoras de energia elétrica no Brasil. Na tribuna do Plenário nesta quinta-feira (9), ela afirmou que a reação do Parlamento foi tão grande, que o governo teve de recuar.

— Por que nos Estados Unidos o setor elétrico é cuidado pelo Estado? As usinas são de responsabilidade das Forças Armadas, por serem uma questão da mais extrema sensibilidade. Aqui no Brasil não, elas são entregues. E quem quer comprar? Estatais de outros países — criticou.

Para a parlamentar, foi uma vitória do Senado não votar a urgência o projeto de lei aprovado na Câmara que viabilizaria a venda de seis distribuidoras, duas no Nordeste e quatro na Região Norte, entre elas a Amazonas Energia.

— Impedimos que o governo vendesse nossas empresas de energia. Não permitimos isso. Foi mais uma vitória nossa, pois não se vota um projeto de tamanha relevância social da forma que o governo quer. Privatizar a Amazonas Energia significaria em primeiro lugar aumentar o custo para os consumidores. Em segundo, colocar em risco o programa Luz Para Todos — opinou.

Assentos

Outras duas vitórias recentes do Senado, segundo Vanessa, foram a aprovação do projeto que proíbe as companhias aéreas de cobrar valor adicional para a marcação de assentos em voos operados no Brasil e de outra proposta que pune a divulgação de cenas de estupro, aumenta a pena por estupro coletivo e tipifica o crime de importunação sexual.

Ela fez um apelo ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para que não "engavete" a  proposição relativa às companhias aéreas.

— O senhor está lá para defender o interesse do povo e não de meia dúzia de empresários — avisou a Maia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)