Imigração venezuelana é tema de reportagem especial da Rádio Senado

Da Rádio Senado | 22/06/2018, 18h50

Estreia na Rádio Senado nesta segunda-feira (25) a reportagem especial O Grito que Vem da Fronteira, que trata da imigração venezuelana no Brasil causada pela crise econômica e política no país vizinho. Serão cinco capítulos até a sexta-feira (29).

A veiculação da reportagem coincide com a entrada em vigor da Lei 13.684, que estabelece um marco regulatório de ajuda humanitária a imigrantes em situação de vulnerabilidade. A lei teve origem na medida provisória (MP) 820/2018, editada para enfrentar os problemas gerados pelo fluxo migratório da Venezuela para o Brasil e aprovada pelo Senado no dia 12.

O repórter Celso Cavalcanti conversou com imigrantes, autoridades públicas e representantes de organizações que se dedicam a prestar atendimento humanitário ao venezuelanos que chegam ao território brasileiro por meio do estado de Roraima, onde se instalam em condições precárias na capital, Boa Vista, e no município de Pacaraima. Estima-se em mais de 40 mil o número de imigrantes que já cruzaram a fronteira entre os dois países.

A Venezuela vive um momento de grave tensão política e crise econômica. Escassez de alimentos e produtos básicos, inflação fora de controle, desemprego e violência nas ruas são a expressão de um país dividido.

De um lado, um regime que luta para se sustentar. Do outro, uma oposição ávida por arrancar do Palácio de Miraflores o presidente Nicolás Maduro. E no meio, uma população aflita, vivendo em um cenário de caos, que alguns analistas veem caminhar para uma guerra civil.

COMO OUVIR

Dia e horário: em 5 capítulos, de segunda (25) a sexta-feira (29), às 22h e dentro do programa Conexão Senado (que vai ao ar das 7h às 9h). Reprise de meia-hora (episódios consolidados) no sábado (30/06), às 10h, e no domingo (1º), às 17h.
Para sintonizar: Brasília (91,7 MHz), Cuiabá (102,5), João Pessoa (106,5), Natal (106,9), Fortaleza (103,3), São Luís (96,9), Teresina (104,5), Manaus (106,9), Macapá (93,9), Rio Branco (100,9).
Pela internet: disponível para download na página da Rádio Senado (acesse aqui).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)