Comissão de Mudanças Climáticas vai discutir desmatamento na Amazônia e Cerrado

Da Redação | 06/06/2018, 18h30

A Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas vai discutir em audiências públicas temas como a diversificação da matriz energética e o combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado. O plano de trabalho da comissão foi aprovado nesta quarta-feira (6).

A proposta de trabalho apresentada pelo relator da comissão, senador Jorge Viana (PT-AC) diz que as iniciativas do colegiado serão importantes para ajudar o país na reversão dos efeitos das mudanças no clima, principalmente na diminuição do desmatamento, viabilizar a agricultura de baixo carbono e facilitar a adaptação dos centros urbanos quanto aos efeitos das alterações climáticas.

Entre as propostas de audiências públicas estão o combate ao desmatamento na Amazônia e no Cerrado, o financiamento para uma economia de baixo carbono e segurança hídrica e sobre as mudanças do clima. Inicialmente seriam onze audiências na pauta da comissão, mas foram incluídas outras duas na agenda: uma sobre o RenovaBio, política do governo para diversificar a matriz de combustíveis no país; e outra sobre o controle de emissões de gases.

O presidente da comissão, deputado Sérgio Souza (MDB-PR), destacou a importância do RenovaBio.

- Se nós garantirmos uma autossuficiência de produção de combustíveis renováveis, nós não ficaremos dependentes de uma commodity como o petróleo nessa variação de valores que assola toda a população brasileira em um preço, um dos maiores preços praticados no Brasil até hoje - defendeu.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)