Senado lança concurso para desenvolvimento de aplicativo de visitação

Da Redação | 24/05/2018, 12h52

No dia 1º de junho, o Senado lança o Desafio VisitApp - um concurso para o desenvolvimento de aplicativo sobre a visitação do Congresso Nacional. Os vencedores serão premiados com R$ 15 mil (1º lugar); 1 super computador (2º lugar); e R$ 5 mil (3º lugar). O regulamento será divulgado no dia do evento.

O lançamento do Desafio ocorrerá durante a Campus Party Brasília 2018. O evento reunirá, de 30 de maio a 3 de junho, no Estádio Mané Garrincha, pessoas apaixonadas por tecnologia em atividades que envolvem inovação, ciências, empreendedorismo, criatividade e universo digital.

Além do desafio, a programação inclui palestras, workshops, hackathons e networking com os participantes.

Parlathon

Durante a Campus Party, o Senado e a Câmara dos Deputados vão promover o Parlathon 2018 – uma maratona hacker (hackathon) que reunirá desenvolvedores, programadores, designers, inventores e empreendedores para o desenvolvimento de aplicativos móveis ou WEB-responsivos que possibilitem ao cidadão visualizar, compreender, acompanhar, mensurar e/ou projetar a tramitação de um ou mais projetos de lei.

As inscrições para o Parlathon 2018 já estão abertas e devem ser feitas por formulário eletrônico. Os participantes devem fazer uso de dados abertos oficiais providos pela Câmara e pelo Senado. A equipe vencedora da maratona receberá três tablets de 16 GB de memória.

O regulamento está disponível no portal do Congresso Nacional.

Programação

* Dia 31/05

Horário: 15h30 às 17h30

Local: Hacka Space

- workshop de abertura do Parlathon 2018

* Dia 01/06

Horário: 11h30

Local: Palco principal Feel the Future

- Lançamento do Desafio VisitApp sobre a visitação do Congresso Nacional

* Dia 01/06

Horário: 15 às 15h45

Local: Palco Steam

- Palestra UX na Legimática - A visualização gráfica da informação legislativa pode melhorar a experiência do usuário?

* Dia 02/06

Horário: 13 às 16h

Local: Hacka Space

- Apresentação do Parlapitchs: workshop de apresentação dos resultados das equipes inscritas no Parlathon 2018, em formato de pitch

* Dia 02/06

Horário: 18 às 18h45

Local: Palco Steam

- Palestra “Processamento de linguagem natural com R e Python” – Apresentação de pesquisa que investigou o grau de convergência dos discursos proferidos por parlamentares dos partidos da coalizão governista e da oposição durante o período 2001 a 2016.

Com informações da Agência Câmara

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)