Raupp destaca lançamento de agenda com reivindicações do cooperativismo

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/04/2018, 15h34

Em discurso nesta segunda-feira (30), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) destacou o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, que sintetiza as reivindicações do setor, a ser encaminhada aos três Poderes da República.

Segundo Raupp, o documento é elaborado pela Organização Nacional das Cooperativas, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e pela Confederação Nacional do Cooperativismo, que formam o sistema OCB, com atuação importante para Rondônia.

Valdir Raupp explicou que o sistema trabalha para fortalecer a economia colaborativa, sendo fundamental para o agronegócio. E ressaltou que, somente em 2016, as 100 maiores cooperativas nacionais obtiveram R$ 100 bilhões em receita.

Dados do Ministério da Agricultura, sublinhou o senador, apontam que o cooperativismo no Brasil envolve mais de um milhão de produtores rurais, responsáveis por quase metade da produção agrícola nacional. Apesar disso, de acordo com Raupp, 84% dos cooperados ainda são considerados apenas pequenos produtores.

— E são justamente esses pequenos produtores que garantem a segurança alimentar do país — observou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)