Relações exteriores: senadores participarão de encontro entre líderes das duas Coreias

Da Redação | 24/04/2018, 21h18

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Fernando Collor (PTC-AL), e o senador Pedro Chaves (PRB-MS) participarão na sexta-feira (27) de encontro entre o presidente sul-coreano, Moon Jae In e o líder norte-coreano Kim Jong-un, na região desmilitarizada de Panmunjeom. A Cimeira da Coréia, como é chamado o evento, reunirá as autoridades máximas dos dois países, após uma década, com o principal objetivo de discutir a desnuclearização da Península Coreana.

Em cumprimento ao acordo feito em março com o presidente chinês Xi Jinping, o líder da Coreia do Norte suspendeu, no sábado (21), a realização de testes nucleares e de mísseis de seu país, e determinou o fechamento de instalações de testes atômicos. Em resposta, a Coreia do Sul paralisou as atividades de propaganda anti-Pyongyang ao longo da fronteira entre os dois países.

Os parlamentares que partipam da CRE estarão em missão na Coreia, representando o Senado, a convite do presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia, Ri Su Yong. A finalidade é estreitar o intercâmbio e a cooperação entre as comissões de Relações Exteriores da Assembleia Popular Suprema daquele país e do Senado brasileiro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)