Importância dos insetos polinizadores será debatida na Comissão de Agricultura

Da Redação | 19/03/2018, 09h16

A importância da ação de insetos polinizadores, como abelhas e besouros, para a agropecuária será debatida em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) nesta terça-feira (20). O objetivo da discussão é analisar o status do conhecimento técnico-cientifico sobre o tema e os recursos necessários para o desenvolvimento de pesquisas.

Uma das intenções com o debate é ressaltar a importância ambiental desses agentes polinizadores naturais para a biodiversidade brasileira e a relevância econômica deles para a produção agropecuária. Além disso, deverão ser abordadas políticas públicas de promoção da preservação das populações de polinizadores.

A sugestão da audiência é do senador Lasier Martins (PSD-RS). No requerimento, ele destacou que o tema tem sido cada vez mais abordado em congressos e pesquisas da área. Segundo o senador, é preciso ampliar o debate sobre a necessidade de mobilização nacional para a importância dos polinizadores, visto o crescente desaparecimento desses agentes, muitas vezes, em função da ação humana.

Relatório de 2016 da Plataforma Intergovernamental de Serviços Ecossistêmicos e Biodiversidade (IPBES), intitulado "Avaliação Temática sobre Polinizadores, Polinização e Produção de Alimentos", destacou a importância econômica dos organismos polinizadores ao assinalar no estudo que 75% dos cultivos para alimentos do mundo dependem, pelo menos parcialmente, da existência de polinizadores. De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), culturas que dependem da polinização animal representam 35% do volume de produção mundial de alimentos, contribuindo com até 8% do valor dessa produção.

Convidados

Para debater o assunto, foram convidadas Carmen da Silva Soares Pires, pesquisadora do Centro Nacional de Recursos Genéticos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Karina de Oliveira Cham, analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); Lidia Maria Ruv Carelli Barreto, presidente da Comissão Técnico Científica da Confederação Brasileira de Apicultura; e Ana Lucia Delgado Assad, diretora executiva da Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L. H.A.).

A lista de convidados inclui ainda professores pesquisadores nas áreas de zoologia, ecologia e polinização das universidades federais de São Paulo, Bahia, Ceará e Brasília.

A audiência está marcada para às 11h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)