Senado aprova financiamentos internacionais para Fortaleza e Distrito Federal

Da Redação | 21/02/2018, 17h49

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (21) duas operações de crédito internacional: uma a favor de Fortaleza e outra para o governo do Distrito Federal. Ambas as operações contam com as garantias da União, foram aprovadas na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) nessa terça-feira (20) e agora seguem para promulgação.

O Distrito Federal foi autorizado a captar até US$ 100 milhões com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O senador Hélio José (PMDB-DF) informou que os recursos serão uasados no financiamento de parte de um programa de saneamento ambiental, o Brasília Sustentável II (PRS 3/2018) — em projetos que vão da destinação de resíduos sólidos até o assentamento de famílias em situações de risco. Hélio José apoiou o projeto, mas reclamou que a bancada do DF no Senado não foi ouvida na negociação entre o governo local e o federal.

O senador Reguffe (sem partido-DF) disse que o projeto é importante, principalmente, para áreas carentes do DF. Para o senador, o resultado será positivo. O governo, disse Reguffe, informou que o dinheiro também será usado na inclusão produtiva dos catadores de materiais recicláveis, em infraestrutura básica e em ações voltadas ao fortalecimento de órgãos da área ambiental. O projeto foi relatado na CAE pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO).

— Trata-se de um projeto importante para o Distrito Federal, pois os investimentos trarão mais saúde para a população — declarou a senadora.

Já a verba a ser obtida pela prefeitura de Fortaleza (PRS 2/2018) é para financiar parcialmente o programa Fortaleza – Cidade com Futuro. O valor é de até US$ 83 milhões a serem contratados com a Corporação Andina de Fomento (CAF), uma instituição financeira de desenvolvimento que opera na América Latina. O dinheiro será usado para obras de infraestrutura e urbanismo na capital cearense, incluindo melhorias na orla da cidade.

— É um importante projeto, que vai beneficiar meu querido estado do Ceará e a bela Fortaleza, para que fique mais bela ainda — afirmou o presidente do Senado, Eunício Oliveira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)