Aniversário da capital do Amapá será comemorado em sessão do Senado

Da Redação | 15/02/2018, 10h03

Os 260 anos do município de Macapá, capital do estado do Amapá, serão lembrados em sessão especial no Plenário do Senado às 11h de segunda-feira (19). O pedido de realização da sessão é do senador Randolfe Rodrigues (Rede), um dos representantes do estado na Casa. De acordo com o senador, a cidade merece a homenagem por conta da sua história e contribuição para consolidar as fronteiras do Norte do Brasil.

O aniversário de Macapá é comemorado no dia 4 de fevereiro, data em que o povoado da região foi chamado de Vila de São José de Macapá, em 1738. Um dos marcos da história do município foi a presença militar no território durante a época do Brasil Colônia, em função da defesa e consolidação das fronteiras brasileiras. Entre as principais edificações militares do período, está a Fortaleza de São José de Macapá, criada para a fortificação da barra norte do Rio Amazonas e considerada atualmente uma das sete maravilhas brasileiras.

A cidade se diferencia por ser a única capital brasileira situada na foz do Rio Amazonas. Além disso, pelo fato de que parte do seu território cruza a linha do Equador, Macapá abriga o monumento do Marco Zero, que simboliza o local onde a linha imaginária divide a Terra em dois hemisférios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)