CRE quer esclarecer morte de sueca ligada ao Greenpeace na Amazônia

Sergio Vieira | 30/11/2017, 14h30

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Fernando Collor (PTC-AL), informou nesta quinta-feira (30) que encaminhará novos pedidos de esclarecimentos a órgãos do governo federal, e também para a Embaixada da Suécia, em busca de detalhamentos sobre em que circunstâncias e qual a finalidade das atividades conduzidas pelo Greenpeace na Amazônia, que resultaram na morte da ambientalista sueca Carolina Nyberg-Steiser no dia 17 de outubro.

Nyberg-Steiser faleceu em conseqüência da queda de uma aeronave do Greenpeace no arquipélago de Anavilhanas (AM). Os novos pedidos de esclarecimentos se deram após críticas da senadora Ana Amélia (PP-RS) ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. Isso porque em resposta a um requerimento da senadora, o ministro sugeriu, por meio da assessoria, que ela pesquisasse no site do Greenpeace a que tipo de atividades a ambientalista estava ligada.

— Ninguém sabe quem liberou o voo da aeronave, como ocorreu o acidente ou o que a vítima fazia por lá. Que país é este onde nenhuma autoridade esclarece algo deste tipo? Eles têm medo? Não informam nada, nem se o Greenpeace compartilha as informações que colhe, ou se evade algum tipo de material para fora do país — protestou a senadora.

Collor e Cristovam Buarque (PPS-DF) também entendem que o caso vem sendo conduzido sem qualquer transparência, e que, portanto, a Comissão tem a obrigação de ir em busca de informações.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)