Fernando Bezerra sugere estudos para recuperação do Rio São Francisco

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/10/2017, 15h32

O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) registrou nesta quarta-feira (4) em Plenário o aniversário de 516 anos da descoberta do Rio São Francisco. Ele lamentou pelo rio atravessar o seu "pior momento hidrológico".

Fernando Bezerra Coelho apresentou sugestões para recuperar o rio. Para ele, o Senado deve estudar a possibilidade de transposição das águas do Rio Tocantins para o São Francisco. O senador acredita que a Casa deve averiguar a viabilidade econômica e ambiental da proposta.

Segundo o senador, em reunião com o presidente da Codevasf foi sugerida outra possibilidade: a construção de cinco barragens nos afluentes do Rio São Francisco em Minas Gerais. Fernando Bezerra Coelho disse que esta alternativa é mais eficiente e mais barata do que a transposição.

— Essas 5 barragens oportunizariam a reservação de mais de nove bilhões de metros cúbicos. Pra se ter uma ideia isso significa aproximadamente um terço da reservação do lago de sobradinho. E a estimativa de custos para este empreendimento é da ordem de três bilhões de reais

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)