PMDB comunica afastamento de Kátia Abreu por 60 dias

Da Redação | 15/09/2017, 10h12

Na presidência da sessão Plenária desta sexta-feira (15), a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) leu ofício da presidência do PMDB que comunica o afastamento da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) das funções partidárias por 60 dias.

A suspensão foi decidida em reunião da Comissão Executiva Nacional do PMDB realizada na quarta-feira (13). O documento é assinado pelo presidente do partido, senador Romero Jucá (PMDB-RR). De acordo com a decisão, a senadora ficará afastada de suas atividades partidárias e de eventuais funções diretivas partidárias.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR), que é o presidente do diretório do partido no Paraná, informou que recorrerá da decisão. Ele afirmou que é a cúpula do partido que contraria a história da legenda e todos os documentos aprovados em convenções nacionais.

— Na verdade, quem está se opondo ao PMDB é o governo federal. A executiva nacional é que agrediu o partido ao afastar a senadora Kátia. Ela tem tomado a defesa de teses históricas do partido. Este PMDB que afasta a senadora Katia tem 1% de popularidade nas pesquisas do país. A base do PMDB não tem nenhuma relação com o governo federal – disse.

Os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) também prestaram solidariedade à senadora. Eles observaram quer a suspensão seria pelo fato de Kátia Abreu ter agido contra orientações da sigla.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)