Rio 92: Cristovam diz que conferências sobre meio ambiente apontaram novos caminhos de desenvolvimento

Da Rádio Senado e Da Redação | 12/06/2017, 18h33

O  senador Cristovam Buarque (PPS-DF) avalia que o mundo ainda não tem a dimensão exata do que aconteceu depois de três grandes eventos sobre o meio ambiente: a Conferência de Estocolmo em 1972, a Rio 92 e a Rio +20 em 2012.

Para ele, ideias defendidas hoje em diversas áreas nasceram no primeiro destes eventos, em Estocolmo, na Suécia. Segundo Cristovam, a partir de 1972, as pessoas passaram a saber que havia um limite para o crescimento econômico. Também ficou claro que existe um risco real de que os recursos do planeta podem se esgotar e que o consumo ilimitado não pode satisfazer as necessidades humanas.

Para o senador, na Rio 92 ficou ainda mais clara essa posição política. Cristovam relacionou economia, meio ambiente, desenvolvimento, sustentabilidade, demografia, entre outros temas, e lamentou a dificuldade política para se tratar desses assuntos. Pois, segundo o senador, pensar o mundo não é compatível com ganhar votos.

— Esses discursos nossos não dão votos, a não ser de um pequeno grupo da tribo ecologista, da tribo verde. Mas quem está desempregado quer emprego. Quem está com baixa renda quer alta renda. O discurso de que não dá para ter automóveis e que eles não levam bem-estar é verdadeiro, mas não é eleitoralmente positivo — disse Cristovam nesta segunda-feira (12), na sessão temática que tratou do tema em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)