CAE debate spreads bancários e Custo Brasil na próxima quarta

Da Redação | 28/04/2017, 16h50

Os spreads bancários e sua influência no Custo Brasil serão tema de audiência pública na próxima quarta-feira (3), na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O debate tem objetivo de identificar os principais obstáculos que compõe o Custo Brasil e oferecer soluções para facilitar o empreendedorismo e as empresas no Brasil, a fim de gerar mais empregos e renda.

Spread bancário é a diferença entre os juros cobrados pelo banco ao emprestar e a taxa que ele mesmo paga ao captar dinheiro. O Custo Brasil é um termo genérico utilizado para nomear as dificuldades burocráticas, econômicas e estruturais que dificultam o investimento no país. A audiência é a segunda realizada pelo Grupo De Trabalho de Reformas Microeconômicas. O grupo foi criado após o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) assumir a presidência do colegiado e é coordenado pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE).

A audiência foi solicitada pelo senador Armando. Em sua justificativa, ele afirmou que “os spreads bancários e o custo de financiamento do capital são desproporcionalmente elevados no Brasil para qualquer padrão de comparação internacional”.

Foram convidados para a audiência o chefe do Departamento Econômico do Banco Central do Brasil, Túlio José Lenti Maciel; o gerente executivo de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flavio Pinheiro de Castelo Branco; o presidente da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), Fernando Teruó Yamada; o professor do Ibmec, Christiano Arrigone Coelho e o diretor presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), José Ricardo da Costa Aguiar Alves.

A audiência será realizada no plenário 19 da ala Senador Alexandre Costa, às 14h30.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)