Escola de Governo do Senado lança novo portal de educação

Da Redação | 26/04/2017, 17h58

O Senado lançou um novo portal de educação, gerido pelo Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), a Escola de Governo do Senado Federal. A iniciativa consolida o ILB como escola de formação de quadros dos gabinetes de senadores nos estados e do Legislativo brasileiro. Serão oferecidos mais de 40 cursos a distância, gratuitos, online e abertos aos cidadãos. Há ainda cursos de pós-graduação, certificados pelo Ministério da Educação, para servidores do Senado, Câmara dos Deputados e Câmara Legislativa do Distrito Federal.

O endereço do portal é https://www12.senado.leg.br/institucional/escola-de-governo.

Segundo Simone Dourado, coordenadora de Capacitação, Treinamento e Ensino do ILB, a mudança busca atender melhor os usuários, com informações relevantes sobre os cursos e os serviços que podem ser encontrados no site.

— Faremos uma divulgação constante do nosso portfólio educacional, atingindo o nosso público a qualquer hora do dia. Queremos aproximar cada vez mais o nosso público dos serviços que oferecemos — afirmou.

Formação Legislativa

A coordenadora destacou que uma das novidades são os cursos de Formação Legislativa, on-line, gratuitos e com certificação, destinados à atividade parlamentar e a todos os servidores públicos. Nos cursos oferecidos e previstos, os temas abordados são, entre outros, Ética e Administração Pública, Ciência Política, Poder Legislativo Municipal, Gestão do Conhecimento, Economia, Redação e Técnica Legislativa, Cerimonial, Ouvidoria, Direito Administrativo, Licitação, Orçamento, Lei de Acesso à Informação, Direito Constitucional e Doutrinas Políticas,

— Nessa nova área [Formação Legislativa], veremos uma trilha de conhecimentos que vai ajudar não só o gabinete parlamentar no estado, mas também a todos os servidores públicos que buscam manter-se atualizados e desenvolver competências básicas, gerenciais e específicas para o exercício do cargo — explica.

Prodasen

O projeto foi iniciado em março de 2016, quando o Instituto Legislativo Brasileiro decidiu atualizar o site. Desde então, começou uma parceria com o Serviço de Arquitetura da Informação e Design, da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen), acompanhada pelo Comitê Gestor de Internet do Senado.

De acordo com Cássio Silva, chefe do Serviço de Arquitetura da Informação e Design, a ideia inicial foi elaborar as páginas da Escola de Governo para deixar a navegação no ambiente de ensino fácil e intuitiva.

— O resultado é bem diferente do anterior, embora algumas licenças artísticas tivessem que ser adaptadas ao ambiente do Senado, sempre harmonizando com o projeto gráfico vigente. Em suma, a proposta é mais clara para que o aluno encontre o que precisa - resumiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)