Pedro Chaves destaca inauguração de novo laboratório da Embrapa em Campo Grande

Da Redação e Da Rádio Senado | 05/04/2017, 17h51

O senador Pedro Chaves (PSC-MS) lamentou nesta quarta-feira (5) em Plenário os danos causados pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, para a economia do país e do seu estado. Ele afirmou que só agora as atividades da pecuária estão sendo retomadas.

Essa recuperação é consequência também, segundo Pedro Chaves, do trabalho de entidades públicas instaladas em Mato Grosso do Sul e que asseguram a qualidade da carne lá produzida. Ele elogiou especialmente o trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Pedro Chaves declarou-se um “verdadeiro entusiasta” do desenvolvimento e da aplicação da ciência na inovação tecnológica em todas as atividades humanas. Por isso, manifestou sua admiração pelo trabalho produzido pela estatal ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ele registrou a inauguração, na semana passada, em Campo Grande, do mais moderno laboratório de pesquisa em segurança e qualidade da carne da América Latina. Trata-se do Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec), instalado na Embrapa Gado de Corte.

— O Biopec possibilita estudos relacionados a agentes de alto risco como salmonelose, brucelose, Tuberculose, vírus da febre aftosa, influenza aviária, influenza suína e a raiva — disse Pedro Chaves, sublinhando que a unidade da Embrapa em Campo Grande tem mais de 200 projetos em andamento, para aumentar a produção, a qualidade, a rentabilidade e a eficiência dos sistemas produtivos da gado de corte, em cooperação técnica com o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária e com instituições da Europa, América do Norte, Japão, Austrália e com países da América do Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)