Senado comemora o centenário da IBM no Brasil em sessão especial na segunda-feira

Da Redação | 31/03/2017, 18h12

A Comissão Senado do Futuro promove sessão especial, nesta segunda-feira (3), dedicada à comemoração dos 100 anos de instalação da IBM no Brasil. A filial brasileira foi a primeira fora dos Estados Unidos. Em abril de 1917, a IBM foi instalada no país ainda com o nome de Computing, Tabulating & Recording Company (CTR). Nesse mesmo ano desembarcaram no país as primeiras máquinas impressoras da companhia.

A empresa da área de Tecnologia da Informação (TI) passou pelas máquinas de escrever até os computadores pessoais. De acordo com o senador Wellington Fagundes (PR-MT), que apresentou o requerimento para a sessão, a IBM “acompanhou e protagonizou todas as eras da tecnologia”.

Na era dos sistemas cognitivos, capazes de “aprender”, a missão agora é fazer o ser humano expandir seu potencial com a inteligência artificial. A informática colabora com os mais diversos setores para que “cada indústria e cada profissional possa tirar melhor proveito do conhecimento gerado pela imensidão de dados que produzimos”, destaca o senador.

— Aliando a computação cognitiva ao ser humano, a IBM busca um futuro em que indivíduos e tecnologia trabalham juntos no seu melhor para transformar o mundo — afirma Wellington Fagundes.

A sessão especial será realizada no Plenário do Senado, a partir das 11h. Foram convidados Marcelo Porto, presidente da IBM Brasil; Shannon Brink, segunda-secretária da Embaixada dos Estados Unidos; e representantes do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e da Caixa Seguradora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)