Jorge Viana lamenta recuo de Trump em compromissos ambientais firmados pelos EUA

Da Redação | 30/03/2017, 12h43

O recuo do presidente norte-americano Donald Trump em relação aos compromissos ambientais assumidos pelos Estados Unidos ainda na gestão de Barack Obama foi registrado, com preocupação, pelo senador Jorge Viana (PT-AC). Em discurso nesta quinta-feira (30), ele lamentou medida adotada por Trump, que rompe com o acordo celebrado no âmbito das Nações Unidas, em 2015, em Paris, para a redução da emissão de gases poluentes.

De acordo com Viana, Trump deu explicações e argumentos “absurdos” para defender o retorno da produção de carvão e a intensificação do uso de base energética de combustível fóssil. Na visão do norte-americano, essa retomada vai gerar empregos e garantir o aquecimento da economia.

— Ledo engano. Qualquer um que se debruce a estudar sabe que o acordo do clima, que a busca do desenvolvimento sustentável, as mudanças nas matrizes de energia e transporte são não uma obrigação, mas uma oportunidade que os países têm de ganhar mais dinheiro, gerar mais emprego, com inovação — disse.

Presidente da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC), Jorge Viana convocou reunião na próxima semana para debater o tema, com autoridades da área, integrantes do Observatório do Clima, e especialistas que ajudarão a traçar um cenário e explicar possíveis consequências da medida de Trump. Entre eles, deve estar o embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, o negociador brasileiro para a mudança do clima na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-21).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)