Fernando Collor é eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores

Da Redação | 14/03/2017, 10h23

O senador Fernando Collor (PTC-AL) foi eleito por aclamação presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). O nome foi definido nesta terça-feira (14) logo após a instalação do colegiado.

O vice será o senador Jorge Viana (PT-AC), que não foi à reunião devido à morte do pai dele, Wildy Viana das Neves, na segunda-feira (13).

O primeiro ato de Collor à frente da comissão foi propor um voto de pesar pela morte de Wildy, que foi deputado federal e prefeito de Rio Branco (AC). Além disso, o senador informou aos colegas que as reuniões ordinárias da comissão serão sempre às quintas-feiras, às 9h.

A sessão de instalação desta terça-feira foi presidida pelo senador mais idoso, João Alberto Souza (PMDB-MA).

Divergências

A escolha do comando da CRE havia gerado divergências entre os líderes do PMDB, Renan Calheiros, e do PSDB, Paulo Bauer. No Plenário, no último dia 7, Renan reclamou de declarações na imprensa atribuídas a Bauer sobre sua condução na indicação dos senadores às comissões.

Segundo o peemedebista, Bauer teria dito que as comissões do Senado continuam indefinidas porque Renan estaria “reservando” a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional para Fernando Collor (PTC-AL).

Em resposta, Bauer afirmou que não deu entrevistas, mas apenas conversou sobre o tema. E assegurou nunca ter faltado, em suas declarações, com decoro ou respeito com qualquer parlamentar da Casa.

A CRE trata de projetos sobre relações internacionais, comércio exterior e Forças Armadas. Além disso, tem a missão de sabatinar indicados para embaixadas e conceder autorização para o presidente da República e o vice se ausentarem do território nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)