Romário denuncia falta de remédios para pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/02/2017, 17h20

O senador Romário (PSB-RJ) cobrou explicações de autoridades da saúde de 12 estados e do Distrito Federal sobre a falta do Riluzol, medicamento usado por pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica, conhecida como ELA. Essa doença degenerativa incurável atinge cerca de dez mil brasileiros e se manifesta pela perda progressiva de movimentos, da fala, da capacidade de engolir e de respirar.

Quando não controlada com esse medicamento de alto custo, cuja distribuição gratuita é assegurada por lei, a ELA pode ocasionar a morte do paciente, alertou o senador.

Para Romário, a falta do medicamento representa o descaso com que o Estado trata o paciente e mostra que, apesar das críticas à judicialização da saúde, essa acaba sendo a única saída para as famílias que não encontram o Riluzol nos centros de distribuição.

- Incompetência, irresponsabilidade, desleixo. Só existe um cadastro e sabemos que as pessoas precisam do mesmo medicamento todo mês. Não se pode botar a culpa em uma licitação que atrasou ou no fornecedor que não fez a entrega. Existem formas de prever e solucionar essas situações. Basta haver sensibilidade e iniciativa. Também não se pode jogar a culpa na falta de orçamento. O que seria mais prioritário que a vida das pessoas? - indagou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)