Terra natal de Maurício de Sousa pode ganhar título de Capital das Histórias em Quadrinhos

Da Redação | 18/01/2017, 15h25

O município paulista de Santa Isabel, cidade natal do cartunista Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, pode receber o título de Capital Nacional das Histórias em Quadrinhos. É o que propõe o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 3/2017, do deputado Roberto Alves (PRB-SP), recém-encaminhado ao Senado.

Nascido em 1935, Maurício de Sousa é um dos mais conhecidos autores de quadrinhos do país. Sua turma já é conhecida em 50 países e chegou ao número de um bilhão de revistas publicadas. Além dos quadrinhos, a Turma da Mônica estampa ainda livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CD-ROMs e livros em braile. Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais também são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação.

Segundo o autor da proposta, desde 2013 a prefeitura de Santa Isabel tem fomentado ações culturais e adotando as histórias em quadrinhos como instrumento para difusão cultural e educacional. A cidade também tem trabalhado pela preservação da memória e difusão da ampla obra de Mauricio de Sousa. Daí o reconhecimento pela contribuição que vem prestando à preservação do patrimônio cultural paulista e do país.

O projeto aguarda leitura da Mesa para ser encaminhado às comissões permanentes da Casa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Arte Cultura Empresas Indústria