Regina Sousa critica editorial do Estadão sobre o Bolsa Família

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/11/2016, 20h19

Em pronunciamento nesta quarta-feira (16), a senadora Regina Sousa (PT-PI) qualificou de “infeliz” o editorial de 15 de novembro do jornal O Estado de São Paulo com críticas ao programa Bolsa Família. Para a senadora, a intenção do jornal é dar ao governo Temer motivos para acabar com o programa.

Segundo Regina Sousa, informações da pesquisadora Letícia Bartholo, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mostram que jornal mente ao afirmar que os governos do PT sempre trataram com descaso o controle dos beneficiários, pois,  desde 2005, é feito um cruzamento de dados. Esse controle já provocou, inclusive, a exclusão de cerca de 3 milhões de famílias, principalmente por terem renda acima do exigido pelo bolsa-família.

A senadora destacou ainda que o balanço de 2015 do MDS mostrou que, em 11 anos, mais de 3 milhões de famílias pediram para sair do programa por não precisarem mais do benefício. Para ela, isso mostra que o jornal também mente ao afirmar que o Bolsa Família não cria oportunidade de autonomia para as famílias beneficiadas.

— Não importa ao Estadão o fato de que o Bolsa Família traz dignidade para os mais pobres no Brasil. Importa fornecer desculpas para acabar com as conquistas sociais que o Partido dos Trabalhadores implementou para todos. Para quem não sabe, o Bolsa Família complementa a renda das famílias mais pobres. Ninguém consegue sobreviver e manter sua família somente com o benefício. Desde 2011, 22 milhões de brasileiros saíram da extrema pobreza e infelizmente, agora, podemos ter um grande retrocesso neste tema — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)