Senadores vão analisar indicações para embaixadas em Omã e Myanmar

Da Redação | 03/10/2016, 10h55

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) vai se reunir nesta terça-feira (4), às 14h, para sabatinar indicados a duas embaixadas: os diplomatas José Marcos Nogueira Viana, que o governo quer colocar como representante do Brasil em Omã, no Oriente Médio; e Antonio José Maria de Souza e Silva, designado pelo Itamaraty para a representação diplomática brasileira em Myanmar, no sudeste asiático.

Os relatórios sobre as indicações foram lidos no último dia 8 de setembro, quando foi concedida vista coletiva. Eles agora serão discutidos e votados. Aprovados na CRE, os nomes são levados para votação em Plenário. Segundo o artigo 52 da Constituição, é tarefa do Senado aprovar, após arguição, a escolha dos chefes de missão diplomática brasileira no estrangeiro.

José Marcos Nogueira Viana é mineiro de Belo Horizonte e entrou para a carreira diplomática em 1986. No exterior, serviu nas embaixadas de Paramaribo (Suriname), Viena (Áustria), Trípoli (Líbia), Genebra (Suíça) e La Paz (Bolívia). Desde 2011 é o embaixador brasileiro em Roseau, capital da Dominica.

O outro indicado, Antonio José Maria de Souza e Silva, iniciou sua vida na diplomacia em 1976. Serviu em vários países e foi embaixador em Dili (Timor Leste) e em Maputo (Moçambique).

Requerimento

Após a sabatina, os integrantes da comissão devem avaliar um requerimento em pauta, de Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), que pede autorização para representar o Senado na Cúpula do Clima (COP 22), que será promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) entre os dias 12 e 18 de novembro, em Marrakech, Marrocos. Bezerra é relator da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC).

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)