Paulo Paim defende continuidade do programa Mais Médicos

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/08/2016, 18h21

O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu nesta quarta-feira (24) a votação da Medida Provisória 723/2016, que prorroga o prazo do programa Mais Médicos por mais três anos. A medida perde a validade na próxima semana e, se não for aprovada, os profissionais automaticamente perdem o direito de ficar no Brasil.

Paim alertou para a possibilidade de 2 mil médicos deixarem o país já no final deste mês e 7 mil até janeiro. A maioria é de cubanos que chegaram no Brasil há três anos, quando o programa foi criado.

Dados citados pelo senador revelam que quase 70 milhões de brasileiros são atendidos pelo programa Mais Médicos, principalmente pessoas pobres do interior do país, o que ajudou a diminuir o índice de mortalidade entre indígenas e melhorou o acesso a medicamentos.

— E agora, o que vamos dizer a esses milhões e milhões de brasileiros que estavam acostumados? Vamos dizer a eles que simplesmente acabou o programa?  Acabou porque o governo não se preocupa com os programas que atendem a população? Essa não é uma questão de situação ou de oposição. É uma situação de salvar vidas — reiterou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)