Senado aprova criação do Grupo Parlamentar Brasil-Indonésia

Da Redação | 13/07/2016, 20h38

O Senado aprovou nesta quarta-feira (13) a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Indonésia (PRS 21/2014). A proposta, da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), tem a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países.

Qualquer deputado ou senador poderá aderir ao grupo. A cooperação será feita por meio de visitas parlamentares, realização de congressos e seminários e partilha de estudos de natureza política, jurídica e social. Conhecimentos nas áreas tecnológica, científica, ambiental, cultural, educacional e econômica também poderão ser compartilhados. O grupo ainda poderá realizar intercâmbio de experiências parlamentares e a permuta de publicações legislativas.

Vanessa aponta que o grupo parlamentar pode trabalhar para o incremento das relações econômicas entre os dois países. Ela destaca que a Indonésia pode ser, além de um grande mercado consumidor, um rico parceiro cultural para o Brasil.

A República da Indonésia está localizada no sudeste asiático e é o quarto país mais populoso do mundo: no ano de 2010, contava com mais de 240 milhões de habitantes. O país era governado por militares até 1998, mas com o início do processo democrático cresceram as relações com o Brasil.

Para o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), relator do projeto na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), é salutar e natural a crescente atuação de grupos parlamentares transnacionais na recente prática parlamentar brasileira. Segundo o senador, essa tendência é reflexo do mundo globalizado, cujos problemas já não mais comportam soluções unilaterais e isoladas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)