Humberto Costa acusa governo Temer de planejar desmantelamento do SUS

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/07/2016, 16h04

Em pronunciamento nesta quarta-feira (6), o senador Humberto Costa (PT-PE) acusou o governo interino de Michel Temer de planejar o desmantelamento do Sistema Único de Saúde. Tanto é assim, disse o senador, que o ministro da Saúde, Ricardo Barros, defendeu em audiência pública pela manhã, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o incentivo a planos de saúde mais baratos para a população mais pobre.

— Isso é o que não queremos. Isso nós não precisamos. Porque a Constituição brasileira estabelece que nosso sistema é universal. Portanto ele é para todos, ele é gratuito. Não se pode cobrar por ele e ele é integral. Ou seja, deve atender a todos em todas as necessidades que as pessoas possam vir a ter — afirmou o senador.

Mais médicos

Ele também defendeu a continuidade do programa Mais Médicos, como estabelecido pela Medida Provisória (MP) 723/2016, editada em abril pela presidente afastada, Dilma Rousseff. Humberto Costa é o relator na comissão mista que analisa a MP, a qual prorrogou por três anos o programa.

Pela MP, médicos formados no exterior, tanto brasileiros quanto estrangeiros, poderão continuar atendendo a população sem que seus diplomas sejam validados no país. O relatório de Humberto Costa foi aprovado no início da tarde desta quarta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)