Vanessa Grazziotin lembra a comemoração do Dia Orgulho Gay

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/06/2016, 16h14

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembrou que nesta terça-feira - 28 de junho - comemora-se o Dia Internacional do Orgulho LGBT, acrescentando que a data foi instituída para marcar a luta contra a discriminação e o ódio aos homossexuais. Ela lembrou a foi escolhida porque, em 1969, frequentadores de um bar voltado ao público gay foram presos pela polícia de Nova York. As prisões geraram uma série de protestos na cidade.

Vanessa Grazziotin referiu-se ainda ao massacre na boate LGBT Pulse, em Orlando, também nos Estados Unidos. No começo de junho deste ano, o americano Omar Mateen matou a tiros 49 pessoas e feriu 53.

Com tantas manifestações de ódio contra os homossexuais, a senadora elogiou a declaração do papa Francisco, que afirmou que os gays e outras pessoas marginalizadas pela Igreja no passado, como os pobres e explorados, merecem um pedido de perdão.

- Essas palavras do papa Francisco são extremamente significativas em um momento em que, infelizmente, cresce no mundo o ódio e a intolerância, um momento importante para reflexão de toda a sociedade - disse a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)