Pedro Chaves toma posse na vaga deixada por Delcídio do Amaral

Da Redação e Da Rádio Senado | 17/05/2016, 17h23

O Senado conta com três novos integrantes, empossados nesta terça-feira (17). Pedro Chaves é do PSC de Mato Grosso do Sul e substitui Delcídio do Amaral, que teve o mandato cassado na semana passada.

Já o senador Wirlande da Luz, do PMDB de Roraima, é primeiro suplente de Romero Jucá, que se afastou do Senado para comandar o Ministério do Planejamento. E o senador José Aníbal, do PSDB de São Paulo, substitui José Serra, que assumiu o Ministério das Relações Exteriores.

Em seu primeiro discurso no Senado, Pedro Chaves, do PSC de Mato Grosso do Sul, reconheceu assumir o mandato num momento de grande turbulência nacional e reiterou o compromisso de se pautar na conduta ética e republicana.

Ele defendeu o estímulo ao setor produtivo e o municipalismo e destacou o papel fundamental da educação na formação profissional e da cidadania.

— Quero contribuir com meus pares na elaboração de propostas que possam resgatar a credibilidade do país no concerto das nações. Nosso país precisa de mais investimentos em eficiência, em conhecimento, em abertura de oportunidades.

Pedro Chaves nasceu em Campo Grande. De acordo com o parlamentar, ele é filho de uma família humilde e iniciou a vida profissional como professor, tornando-se, reitor da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal. Ele informou também que, durante o regime militar, esteve preso por seis meses nos porões do navio Raul Soares, em 1964.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)