Hélio José alerta para crise no atendimento pediátrico do DF

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/04/2016, 17h06

O senador Hélio José (PMDB-DF) demonstrou preocupação com a dificuldade de atendimento na área de pediatria no Distrito Federal. O senador informou ter recebido várias reclamações de pais que não conseguem atendimento para os filhos, não só na rede pública, como também em hospitais particulares. Segundo Hélio José, as pessoas passam horas nas filas das emergências e, quando a criança precisa ser internada, não consegue vagas, especialmente nas UTI’s.

Para o senador do Distrito Federal, o problema ocorre porque muitos casos que chegam à emergência poderiam ter sido resolvidos no atendimento ambulatorial, em consultório. Além disso, tratar de crianças é menos rentável, o que leva vários hospitais a fecharem suas UTI’s pediátricas para garantir mais faturamento.

— Ao que tudo indica, essa lógica, ao menos em parte, tem influenciado as decisões dos hospitais privados de Brasília. O fato é que a saúde não pode se render à simplesmente lógica fria e crua do mercado. As famílias pagam planos de saúde achando que estão comprando atendimento de qualidade para seus filhos.

Ele lembrou que a regulação dos planos de saúde é de responsabilidade do poder público. Se a situação não melhorar, alertou, pacientes podem migrar para o atendimento do Sistema Único de Saúde, e gerar uma sobrecarga. O senador alertou que a situação tende a se agravar com a chegada do inverno, quando mais crianças ficam doentes no DF com problemas respiratórios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)